Gaudium news > Associação francesa lança campanha para salvar edifícios católicos

Associação francesa lança campanha para salvar edifícios católicos

A campanha “Mil e Uma Capelas” tem por objetivo salvar pequenos edifícios católicos, espalhados por toda a França, que correm o perigo de desaparecer.

Associacao francesa lanca campanha para salvar edificios catolicos5

França – Paris (04/02/2022 16:55, Gaudium Press) A associação francesa ‘Urgences Patrimoine’, fundada em 2014 com o objetivo de preservar edifícios históricos, lançou a campanha “Mil e Uma Capelas”, dedicada a salvar pequenos edifícios católicos em perigo de desaparecimento em toda a França.

Segundo Alexandra Sobczak, presidente da associação, “há um número inimaginável de capelas que são deixadas para trás ou destruídas na indiferença geral, e que, no entanto, fazem parte da própria essência da nossa herança francesa”.

Campanha ‘mil e uma igrejas’

“Poderíamos ter lançado ‘mil e uma igrejas’, mas começando com pouquíssimos meios queremos permanecer modestos no momento”, ressalta Alexandra. Apesar da associação ainda estar em busca de doadores, ela já possui vários projetos em andamento.

Associacao francesa lanca campanha para salvar edificios catolicos6

De acordo com o Observatório do Patrimônio Religioso, no ano de 2017, por volta de cinco mil igrejas católicas precisaram de obras de manutenção, incluindo 500 diretamente ameaçadas de colapso ou destruição.

Patrocínio para financiar o projeto

Alexandra Sobczak não perde a esperança de encontrar patrocinadores para financiar o projeto, artesãos e voluntários para atuar na parte prática das restaurações. Algumas empresas de construção doam materiais ou se oferecem para financiar parte do projeto.

A primeira ação lançada foi para ajudar a igreja de Saint-Léonard em Vrères, em Deux-Sèvres, mas outros lugares também estão recebendo a atenção da associação como por exemplo: a capela Saint-Andéol em Pradel no Gard; a capela funerária da família Bellissen-Bénac em Foix; e a capela Saint-Martin de Maintru em Seine-Maritime. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas