Gaudium news > As 317 estudantes sequestradas na Nigéria foram libertadas

As 317 estudantes sequestradas na Nigéria foram libertadas

Na Oração do Angelus, Francisco classifica o sequestro como selvagem, expressa proximidade com as famílias e pede que Nossa Senhora proteja as 317 estudantes.

Na Oração do Angelus, Francisco classifica o sequestro como selvagem, expressa proximidade com as famílias e pede que Nossa Senhora proteja as 317 estudantes.

Redação (02/03/2021, 10:30, Gaudium Press) Foram libertadas as 317 estudantes nigerianas que haviam sido sequestradas em um colégio secundário da cidade de Jangebe, no Estado de Zamfara, na Nigéria, na última sexta-feira (26/02).

As jovens estudantes haviam sido sequestradas e feitas reféns por homens armados ainda não identificados

A notícia da libertação foi confirmada por um funcionário do governo nigeriano em declarações a uma televisão do país.

De acordo com as informações do funcionário, as estudantes estariam hospedadas no palácio do Emir de Anka, de onde deverão ser levadas para Gusau, capital do Estado.

As jovens estudantes haviam sido sequestradas e feitas reféns por homens armados ainda não identificados. Os militares do exército e a polícia lançaram uma operação conjunta de busca e resgate, enviando “uma equipe de reforço fortemente armada” para a região de Jangebe.

Segundo algumas fontes informativas, as 317 estudantes foram mantidas como reféns no interior de uma floresta localizada entre Dangulbi e Sabon Birnin Banaga.

Não se tem ainda qualquer confirmação de pagamento de algum resgate ou a libertação de prisioneiros para que as estudantes fossem libertadas.

Papa condena “sequestro selvagem”, expressa proximidade com as famílias e pede orações

Após a oração mariana do Angelus do último domingo, o Papa Francisco expressou a sua proximidade para com as famílias das meninas, confiando-as aos cuidados de Nossa Senhora:

“Uno a minha voz à dos Bispos da Nigéria para condenar o sequestro covarde de 317 meninas, retiradas de sua escola, em Jangebe, no noroeste do país. Rezo por essas meninas, para que logo possam voltar para casa. Estou próximo de suas famílias e delas. Peçamos a Nossa Senhora para que as proteja”, disse o Papa, rezando, em seguida, uma Ave Maria pelas 317 estudantes.

Sequestro de estudantes: um flagelo que já dura muito e que o mundo inteiro condena

Os sequestros de estudantes são uma antiga chaga muito difundida na Nigéria que tem causado uma justa indignação no mundo inteiro.

Recorda-se o caso ainda recente das estudantes de Chibok, no Estado de Borno, que foram sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram, em 2014.

Apenas algumas dezenas das 276 sequestradas conseguiram voltar às suas famílias apesar da mobilização internacional.

Ainda na Nigéria, quarenta e duas pessoas, incluindo vinte e sete estudantes, foram libertadas após terem sido sequestradas dez dias atrás numa escola no centro-oeste do país. O anúncio foi feito pelas autoridades locais:  “Os estudantes, professores e seus entes queridos reencontraram a liberdade e foram recebidos pelo governo local”, escreveu num tuite o governador da região, Abubakar Sani Bello.

Muitos setores da sociedade civil nigeriana há muito tempo vêm pedindo mais segurança e mais proteção do governo central em Abuja. (JSG)

(Foto-InfoCatólica-Euronews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas