Gaudium news > Arquivos históricos da Custódia Franciscana na Terra Santa são digitalizados

Arquivos históricos da Custódia Franciscana na Terra Santa são digitalizados

Os primeiros documentos digitalizados estão disponíveis na biblioteca digital trilíngue ‘Bibliotheques d’Orient’ desde 2017.

Arquivos historicos da Custodia Franciscana na Terra Santa sao digitalizados

Jerusalém – Israel (15/02/2022 16:47, Gaudium Press) A Custódia Franciscana em Jerusalém armazena em seu arquivo histórico documentos de mais de sete séculos, sendo o arquivo católico mais antigo da Terra Santa. Ali estão documentados, não apenas as vicissitudes desta instituição religiosa, mas também a presença católica em muitas regiões do Oriente Médio.

Documentos de mais de sete séculos

Durante sua história, este arquivo mudou de nome e localização por diversas vezes. Desde 1975 está alojado no Mosteiro do Salvator no Bairro Cristão da Cidade Velha de Jerusalém sob o nome de “Arquivo Histórico da Custódia da Terra Santa”.

Agora, através de uma iniciativa, partes deste arquivo histórico deverá ser digitalizado e disponibilizado na internet. De acordo com a Custódia, o arquivo histórico inclui documentos de mais de sete séculos.

Processo de digitalização será concluído em 2023

Este processo de digitalização, que está sendo realizado em colaboração com a Biblioteca Nacional Francesa (BNF) e deve ser concluído em agosto de 2023, envolve milhares de documentos de diversas bibliotecas de patrimônio e pesquisa no Oriente Médio.

Os primeiros documentos digitalizados estão disponíveis na biblioteca digital trilíngue ‘Bibliotheques d’Orient’ desde 2017. Segundo a BNF, esse material é dedicado ao intercâmbio histórico entre a Europa e o Oriente Médio, representando também um programa de solidariedade internacional que contribui para a proteção do patrimônio documental no Oriente Médio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas