Arquivos históricos da Custódia Franciscana na Terra Santa são digitalizados
Os primeiros documentos digitalizados estão disponíveis na biblioteca digital trilíngue ‘Bibliotheques d’Orient’ desde 2017.
Jerusalém – Israel (15/02/2022 16:47, Gaudium Press) A Custódia Franciscana em Jerusalém armazena em seu arquivo histórico documentos de mais de sete séculos, sendo o arquivo católico mais antigo da Terra Santa. Ali estão documentados, não apenas as vicissitudes desta instituição religiosa, mas também a presença católica em muitas regiões do Oriente Médio.
Documentos de mais de sete séculos
Durante sua história, este arquivo mudou de nome e localização por diversas vezes. Desde 1975 está alojado no Mosteiro do Salvator no Bairro Cristão da Cidade Velha de Jerusalém sob o nome de “Arquivo Histórico da Custódia da Terra Santa”.
Agora, através de uma iniciativa, partes deste arquivo histórico deverá ser digitalizado e disponibilizado na internet. De acordo com a Custódia, o arquivo histórico inclui documentos de mais de sete séculos.
Processo de digitalização será concluído em 2023
Este processo de digitalização, que está sendo realizado em colaboração com a Biblioteca Nacional Francesa (BNF) e deve ser concluído em agosto de 2023, envolve milhares de documentos de diversas bibliotecas de patrimônio e pesquisa no Oriente Médio.
Os primeiros documentos digitalizados estão disponíveis na biblioteca digital trilíngue ‘Bibliotheques d’Orient’ desde 2017. Segundo a BNF, esse material é dedicado ao intercâmbio histórico entre a Europa e o Oriente Médio, representando também um programa de solidariedade internacional que contribui para a proteção do patrimônio documental no Oriente Médio. (EPC)
Deixe seu comentário