Gaudium news > Arquidioceses brasileiras anunciam orientações para a presença de fiéis em missas

Arquidioceses brasileiras anunciam orientações para a presença de fiéis em missas

Estão sendo anunciadas normas para a participação de fiéis nas missas: distanciamento mínimo entre os fiéis, uso de álcool em gel e máscara,  e que as igrejas possam receber a presença de até 30% de sua capacidade de público.

Estão sendo anunciadas normas para a participação de fiéis nas missas: distanciamento mínimo entre os fiéis, uso de álcool em gel e máscara,  e que as igrejas possam receber a presença de até 30% de sua capacidade de público.

 

 

Brasília (Quarta-feira, 22-04-2020, Gaudium Press) Alguns governos estaduais estão anunciando, por meio de decretos, a abertura de igrejas enquanto autorizam também as atividades religiosas. Para isso, informa o site da CNBB, estão sendo anunciadas normas de distanciamento entre os fiéis e permitindo que as igrejas possam ter a presença de até 30% de sua capacidade de público.

Normas para a reabertura das Igrejas em diferentes Arquidioceses

A partir dessa nova realidade, a arquidiocese de Florianópolis (SC), por exemplo, divulgou na terça-feira, 21 de abril, novas orientações aos católicos dos 30 municípios de seu território. Um dos pontos em destaque é que sejam cumpridas com rigor as orientações das autoridades de saúde pública municipais, que podem emitir normas mais restritivas, ccaso elas venham a ser necessárias.

As missas e outras celebrações com a presença de fiéis foram autorizadas, mas com algumas orientações. A lotação máxima de 30% da capacidade da igreja deverá ser respeitada e, além disso, somente as pessoas com máscaras poderão entrar na igreja e deverão fazer a higienização das mãos com álcool gel 70%.

Diante das novidades trazidas pelo Decreto do Poder Executivo do Estado de Goiás, a arquidiocese de Goiânia também refletiu sobre a possibilidade e publicou um decreto autorizando as paróquias que tenham condições de atender às exigências apresentadas pelo Poder Executivo Estadual e Municipal de realizarem celebrações.
A arquidiocese goiana permite que as celebrações sejam feitas no domingo, em Goiânia, e também no sábado nas outras cidades que permitem dois dias de atividades religiosas na semana, sempre obedecendo critérios pré-estabelecidos.

A Arquidiocese de Londrina (PR), de acordo com as orientações emanadas das autoridades competentes, informou que também na arquidiocese, desde o dia 20 de abril, as secretarias paroquiais retornaram suas atividades de forma gradual e as igrejas estão abertas para oração pessoal e para atendimento individual, sendo sempre necessários os cuidados previstos para evitar a transmissão do coronavírus mediante o uso de álcool gel, máscara protetora e distanciamento de 2 metros, mas ainda sem as celebrações presenciais e sem aglomeração de pessoas.

A arquidiocese de Campo Grande (MS) publicou as novas regras para a realização de atividades religiosas com a presença de público. Dentre as orientações está a possibilidade de as celebrações serem realizadas obedecendo o limite máximo de 30% da capacidade normal de cada igreja.
A arquidiocese também deixa claro que é necessário que haja o controle do fluxo de entrada de pessoas e que, se formarem formadas filas, deve ser respeitado o distanciamento social, ou seja, distanciamento mínimo de 1,5 metros entre cada duas pessoas.

Arquidiocese de Maringá (PR) autorizou os padres das paróquias da cidade de Maringá a abrirem as igrejas e secretarias paroquiais. A decisão foi tomada na terça-feira, 14/04, após deliberação com a prefeitura de Maringá, levando em conta a autorização do governo do Estado do Paraná.

Em Maringá, as celebrações com o público e reuniões presenciais ainda não estão autorizadas. As pessoas poderão ir às igrejas para rezar individualmente, sem aglomerações. Atendimentos individuais também estão permitidos, porém, a entrada nas igrejas deverá ser controlada. Todos os templos deverão oferecer álcool em gel e os funcionários das paróquias devem usar máscaras.

Em Governador Valadares (MG), o bispo diocesano comunicou aos fiéis católicos que, a partir da segunda-feira, 20 de abril de 2020, as atividades religiosas voltarão a acontecer, tanto na matriz como nas comunidades, desde que sejam observadas as determinações estabelecidas para evitar a proliferação da pandemia do Covid-19. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas