Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro pronta para celebrar seu padroeiro: São Sebastião

Arquidiocese do Rio de Janeiro pronta para celebrar seu padroeiro: São Sebastião

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 17-01-2020, Gaudium Press) Através de uma trezena, iniciada no dia 7 de janeiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro está preparando os fiéis para a celebração da festa do santo padroeiro da cidade, São Sebastião.

Ao longo da trezena, que segue o tema “São Sebastião, ardoroso missionário”, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta tem exortado os fiéis a seguirem o exemplo do santo e viverem a missionariedade sem temer as perseguições.

O Cardeal Orani tem exortado os fiéis a seguirem o exemplo de São Sebastião e viverem a missionariedade sem temer as perseguições.
O Cardeal Orani tem exortado os fiéis a seguirem o exemplo de São Sebastião e viverem a missionariedade sem temer as perseguições.

“Vivemos numa época de perseguições aos cristãos, na qual há mais mártires do que nos primeiros tempos. As perseguições de hoje também matam quando procuram desacreditar a Fé que professamos, denegrindo Jesus Cristo, Maria e a Igreja. Nós, cristãos, não somos só perseguidos, como não temos a defesa e as garantias que outros grupos têm. Somos considerados cidadãos de segunda classe. Mesmo assim, São Sebastião nos exorta a viver o dom da Fé, do Batismo, para sermos ardorosos missionários”, ressaltou Dom Orani.

A imagem peregrina de São Sebastião já visitou a sede da Polícia Federal, no bairro da Saúde, o Hospital Central do Exército, em Benfica, o Quartel Geral do Corpo de Bombeiros, no Centro, e o Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no Estácio.

“A iniciativa contribui com nosso trabalho, porque ela nos fortalece na Fé. A Polícia Militar tem risco constante na profissão, por isso precisa estar sempre mais apegada a Deus. Agradecemos imensamente pela oportunidade de poder participar dessa Trezena”, afirmou o porta-voz da Polícia Militar, coronel Mauro Fliess.

Segundo o vigário episcopal, Padre Aldo de Souto Santos, “neste Mês Missionário, toda a Arquidiocese se prepara para a festa do padroeiro por meio da Trezena. Tivemos a alegria de receber a imagem peregrina e percorrer algumas comunidades e capelas dedicadas ao santo. Essa visita marca a vida de nossas comunidades, levando a elas a certeza de que a Igreja caminha com o povo de Deus”, ressaltou.

No dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, a festa se iniciará às 10h, com uma Santa Missa na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, confiada aos frades capuchinhos. Às 15h, no mesmo local, será recitado o Terço da Misericórdia, seguido de procissão até a Catedral Metropolitana, quando o Cardeal Orani João Tempesta presidirá uma Santa Missa solene, que será marcada com a profissão de Fé e o juramento do Monsenhor Tiago Estanislau, nomeado novo auxiliar do Rio de Janeiro e cuja ordenação está marcada para o dia 25 de janeiro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas