Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro promove Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida

Arquidiocese do Rio de Janeiro promove Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida

Segundo estatísticas do próprio Santuário de Aparecida a Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma das mais antigas e a que reúne o maior número de participantes.

Arquidiocese do Rio de Janeiro promove Romaria ao Santuario Nacional de Aparecida

Redação (26/08/2021 15:03, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizará no próximo sábado, 28, a tradicional Romaria Anual ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que terá como tema: “Com Maria, solidários à humanidade!”.

Assim como foi em 2020, a única celebração presencial da romaria deste ano será uma Santa Missa de Ação de Graças presidida às 09h pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta e concelebrada pelos bispos auxiliares, vigários episcopais e sacerdotes presentes.

“A peregrinação anual ao Santuário Nacional de Aparecida é a oportunidade de agradecer e bendizer a Deus por todos os benefícios que Ele tem concedido a nossa Igreja arquidiocesana. Como peregrinos, vamos nos dirigir confiantes à ‘Casa da Mãe’ para pedir sua proteção e intercessão. São tantas as intenções, mas seu coração materno nos dará coragem para viver o presente e a esperança por dias melhores”, afirmou o Cardeal Orani.

Arquidiocese do Rio de Janeiro promove Romaria ao Santuario Nacional de Aparecida 1

Capacidade reduzida e celebrações transmitidas pela internet

Por conta da pandemia de Covid-19, o Santuário de Aparecida só poderá acolher parte de sua capacidade em cada celebração, portanto, o número de fiéis será reduzido. Entretanto, a partir das 6h30 da manhã, todas as missas serão nas intenções da Arquidiocese do Rio. A Missa será transmitida ao vivo através da TV Aparecida, RedeVida de Televisão, Rádio Catedral, WebTV Redentor e demais mídias da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de evitar aglomeração, a recitação do Terço Mariano, que tradicionalmente ocorre antes da Santa Missa, na Tribuna Papa Bento XVI, e a Via-Sacra, realizada após a celebração eucarística no Morro do Cruzeiro, foram canceladas de forma presencial. Os devotos poderão acompanhar a gravação dessas duas devoções através da WebTV Redentor.

Romaria Aparecida 2015

Uma das romarias mais antigas e a que reúne o maior número de participantes

Iniciada no ano de 1902 por iniciativa do Cardeal Joaquim Arcoverde, a Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida preparou os fiéis cariocas, na época, para a celebração do jubileu de ouro da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

A partir de 1931 as peregrinações foram sendo intensificadas, quando a imagem histórica de Nossa Senhora Aparecida foi até o Rio de Janeiro, na época, a capital da República, por ocasião de sua coroação como rainha e padroeira do Brasil.

Na época em que Dom Eugenio Sales era o Arcebispo do Rio de Janeiro, o prelado determinou que todos os anos, no último sábado do mês de agosto, fossem realizadas estas romarias. Tradição que é mantida até os dias atuais, reunindo por volta de 60 mil devotos na Casa da Mãe Aparecida, sendo uma das mais antigas e a que reúne o maior número de participantes, de acordo com estatísticas do próprio Santuário de Aparecida. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas