Gaudium news > Arquidiocese de Manaus suspende Missas e outras atividades presenciais

Arquidiocese de Manaus suspende Missas e outras atividades presenciais

Propagação da pandemia de coronavírus leva Dom Leonardo Steiner a suspender celebrações de Missas e também outras atividades presenciais da Igreja em todo território arquidiocesano.

Propagação da pandemia de coronavírus leva Dom Leonardo Steiner a suspender celebrações de Missas e também outras atividades presenciais da Igreja em todo território arquidiocesano.

Manaus – AM (07/01/2021, 10:47, Gaudium Press) Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, AM, suspendeu as atividades presenciais da Igreja em todo o território sob sua jurisdição episcopal.  A decisão foi tomada após consulta ao Conselho Presbiteral local e deve estender-se até o próximo dia 22 deste mês.

A atitude tomada pela Arquidiocese prende-se ao fato do surgimento de um progressivo aumento do número de casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus.
Comunicado explica e justifica tomada de atitude da Arquidiocese

O comunicado distribuído pela Arquidiocese, depois de justificar a tomada de atitude do Arcebispo, anuncia as prescrições recomendadas pela autoridade episcopal:
“Celebramos o Natal do Senhor! Nós vimos a sua estrela e também nos prostramos de alegria e reverência”.
“Vimos nesse tempo aumentar o número pessoas infectadas e internadas. O avanço da pandemia provocada pelo coronavirus nesse segundo momento, exige cuidado e medidas de prevenção urgentes e fundamentais”, afirma a nota distribuída pela Arquidiocese.

A nota arquidiocesana explica ainda que “Já são muitos os agentes de pastoral e ministros contaminados pelo vírus o que coloca em alerta nossos espaços eclesiais. Não podemos furtar-nos de zelar pela vida das pessoas, especialmente para com os mais vulneráveis”.

A Arquidiocese de Manaus afirma ainda que deseja “somar forças com as autoridades locais propondo uma série de iniciativas que contribuam para o bem do povo e ao mesmo tempo zelem pela fé das comunidades eclesiais”.

As prescrições e recomendações do Arcebispo de Manaus para toda a Arquidiocese

Para o Arcebispo, o meio mais eficaz para conter a propagação de contaminação tem sido o recolhimento das pessoas evitando presença em lugares muito frequentados, eventos que agrupam razoável número de participantes.
Foi por isso que, depois de consultar o Conselho dos Presbíteros, afiram o Arcebispo, “na responsabilidade de conduzir este rebanho, proferimos as seguintes prescrições”:

1.As celebrações e reuniões ficam suspensas a partir de 05 até o dia 22 de janeiro, inclusive; 2. As igrejas, onde for possível, permaneçam abertas para as visitas ao Santíssimo Sacramento e às orações pessoais dos irmãos e irmãs;
3. Os párocos providenciem a transmissão das celebrações online, auxiliados por uma equipe estritamente necessária;
4. A Cúria funcionará somente para os serviços internos. Não haverá atendimento externo; 5. As Secretarias das Paróquias e Áreas Missionárias estejam abertas para ajudar na orientação dos fiéis.
6. As celebrações com a participação dos fiéis poderão voltar a acontecer no dia 22 de janeiro, se as prescrições não forem prorrogadas. Insistimos na necessidade de continuarmos com os cuidados em relação ao vírus da Covid19: distanciamento, higienização, uso de máscara.

“Busquemos na Palavra de Deus e na oração do terço, força e inspiração”

Encerrando o comunicado, o Arcebispo insiste “na necessidade de continuarmos com os cuidados em relação ao vírus da Covid19: distanciamento, higienização, uso de máscara”.

E, por fim, Dom Leonardo Steiner recomenda:

“Busquemos na Palavra de Deus e na oração do terço, força e inspiração. Agradeço a compreensão de todos e rezemos uns pelos outros.
Temos a certeza de que Jesus está no meio de nós e caminha conosco. Imploramos a Nossa Senhora, Imaculada Conceição: rogai por nós!

Deus abençoe a todos! (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas