Gaudium news > Arquidiocese de Los Angeles ganha sua primeira Basílica Menor

Arquidiocese de Los Angeles ganha sua primeira Basílica Menor

“Quando o Papa designa uma basílica, significa que é terra santa. Aqui algo belo e importante aconteceu na história da salvação”, ressaltou o Arcebispo de Los Angeles.

Los Angeles ganha sua primeira Basílica Menor 1

Estados Unidos – Los Angeles (21/07/2020 10:00, Gaudium Press) Os fiéis católicos da Arquidiocese de Los Angeles, Estados Unidos, estão em festa, pois o Papa Francisco elevou a Missão de São Boaventura à categoria de Basílica Menor, se tornando a primeira Basílica da região.

A notícia foi anunciada pelo Arcebispo de Los Angeles e Presidente dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom José Gomez, que destacou que este reconhecimento atesta que naquele local os pecadores se tornaram santos, a misericórdia do Senhor foi proclamada e o Reino de Deus cresceu.

Los Angeles ganha sua primeira Basílica Menor 2

“Quando o Papa designa uma basílica, significa que é terra santa. Aqui algo belo e importante aconteceu na história da salvação”, ressaltou o prelado através de um comunicado.

Pedido foi feito em 2014

O título de Basílica Menor é concedido às igrejas em todo o mundo para denotar uma importância particular na vida litúrgica e pastoral e um vínculo mais próximo com o Sumo Pontífice. Já o título de Basílica Maior é reservado para quatro igrejas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros.

Los Angeles ganha sua primeira Basílica Menor 3

Em maio de 2014, o pároco da Missão São Boaventura, Padre Thomas Elewaut, enviou um pedido à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano para que outorgassem o título de Basílica à Missão.

Ao receber a notícia, o sacerdote manifestou sua gratidão, afirmando que esse é um momento de grande alegria e honra. “Em nome de nossos fiéis, estou muito agradecido a Sua Santidade, o Papa Francisco, por esse reconhecimento e ao Arcebispo Gómez por seu apoio inabalável a esta petição que começou em 2014”, afirmou.

Los Angeles ganha sua primeira Basílica Menor 4

Dom Robert Barron, Bispo Auxiliar de Los Angeles, ressaltou que “esta é uma homenagem à nossa grande Arquidiocese de Los Angeles e um reconhecimento do esplêndido trabalho evangélico realizado na missão há mais de duzentos anos”.

Missão de São Boaventura

Fundada em 31 de março de 1782, a Missão de São Boaventura é a nona e última missão fundada por São Junípero Serra, sendo a segunda igreja mais antiga dos três condados que compreende esta Arquidiocese: Los Angeles, Ventura e Santa Bárbara.

Los Angeles ganha sua primeira Basílica Menor 5

É uma das 88 igrejas nos Estados Unidos, a primeira na Arquidiocese de Los Angeles e a sexta do Estado da Califórnia a ter o título de Basílica Menor. Atendendo por volta de 1.400 famílias, o templo possui uma vida muito ativa, sendo um centro de peregrinação no qual, anualmente, se reúnem milhares de visitantes.

O complexo alberga o Museu e Centro de Arquivos da Missão de São Boaventura, que conta a rica história de sua fundação e o do desenvolvimento da área local. Destaca-se a coleção da biblioteca das principais publicações sobre a vida de São Junípero Serra e a fundação das 21 Missões de Califórnia.

A Arquidiocese de Los Angeles é a maior dos Estados Unidos, com aproximadamente cinco milhões de católicos. Califórnia é o estado com maior comunidade latina, sobretudo de origem mexicana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas