Gaudium news > Arquidiocese de Brasília (DF) tem novo bispo auxiliar

Arquidiocese de Brasília (DF) tem novo bispo auxiliar

Na manhã desta quarta-feira (25/01), Festa da Conversão de São Paulo, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a nomeação de um novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Brasília.

Denilson Geraldo

Redação (25/01/2023 15:21, Gaudium Press) Nesta quarta-feira foram anunciadas duas nomeações de bispos para o Brasil. O Papa Francisco nomeou Bispo da Diocese de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, O.F.M., transferindo-o da Prelazia Territorial do Marajó. Também nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Brasília, o Rev. Pe. Denilson Geraldo, S.A.C., ex-Conselheiro Geral dos Palotinos em Roma.

 O novo Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Denilson Geraldo, publicou uma carta saudando o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, bem como, a todo o povo da Capital Federal. Nela Dom Denilson explica o tema episcopal que escolheu:

Escolhi como tema episcopal as palavras do Senhor no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9).  A paz é o efeito da bênção de Deus sobre o seu povo: “O senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz” (Num 6,26). A paz de Cristo é a reconciliação com o Pai, que se atua mediante a missão confiada por Jesus aos seus discípulos: “Em toda a casa em que entrardes, dizei primeiro, paz a esta casa” (Lc 10,5). A paz é também a reconciliação com os irmãos e as irmãs, como Jesus ensinou-nos na oração do Pai Nosso (Mt 6,12). Com essa dupla reconciliação com o Pai e com as pessoas, tornamo-nos artífices da paz e partícipes do Reino de Deus.

Saudação CNBB

Por sua vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo auxiliar de Brasília:

Desejamos um profícuo ministério e, ao saudá-lo, nestes dias em que celebramos São Francisco de Sales, recordamos um trecho da Carta Apostólica “Totum Amoris Est”, publicada recentemente pelo Papa Francisco por ocasião de IV centenário de sua morte:

“No coração e através do coração é que se realiza aquele sútil e intenso processo unitário em virtude do qual o homem reconhece a Deus e conjuntamente a si mesmo, a sua origem e profundidade, a sua realização na vocação ao amor. Descobre que a fé não é um movimento cego, mas primariamente uma atitude do coração”.

Trajetória eclesial

Padre Denilson Geraldo, nasceu em Cornélio Procópio (PR), em 31 de maio de 1969, membro da Sociedade do Apostolado Católico (padres e irmãos Palotinos) e ordenado presbítero em 1997.

Graduou-se em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba; concluiu o mestrado em Direito Canônico, pela faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (2002), e o doutorado pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2009).

Ocupou os seguintes cargos: Vigário Paroquial e depois Administrador Paroquial de Santa Bibiana em Martinópolis-SP (1997-1999); Pároco de São João Batista em São Paulo-SP (1999-2007); Vigário Paroquial e depois Administrador Paroquial de Santo Antônio de Lisboa em São Paulo-SP (2010-2016); Juiz do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano de São Paulo; Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP, na Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo em São Paulo-SP, no Instituto de Direito Canônico de Santa Catarina em Florianópolis-SC, no Instituto de Direito Canônico de Londrina em Londrina-PR.

Dentro de seu Instituto Religioso, foi Secretário e Conselheiro Provincial da Província de São Paulo, Membro e depois Presidente da Comissão Jurídica Internacional e Diretor do Instituto São Vicente Pallotti em Roma. De 2016 a 2022 foi membro do Conselho Geral em Roma.

Atualmente, é professor titular na faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, professor convidado no Instituto de Direito Canônico Santa Catarina e no Instituto de Direito Canônico de Londrina; diretor do instituto de pesquisa histórica San Vincenzo Pallotti de Roma e está concluindo o curso de jurisprudência no Tribunal da Rota Romana; é editor das revistas Scientia Canonica e Apostolato Universale.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas