Gaudium news > Arquidiocese de Belo Horizonte anuncia morte de Frei Chico

Arquidiocese de Belo Horizonte anuncia morte de Frei Chico

Internado desde 8 de janeiro, Francisco Van der Poel, o Frei Chico, faleceu ontem, 14, aos 82 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. O religioso será enterrado nesta segunda-feira, 16, no cemitério de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, MG.

Frei Chico

Redação (15/01/2023 12:22, Gaudium Press) A Arquidiocese de Belo Horizonte confirmou a morte do franciscano Francisco Van der Poel, conhecido no Brasil como Frei Chico. O frade, de 82 anos, estava internado, desde o dia 8, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, MG.

Frei Chico nasceu na Holanda, mas adotou o Brasil como pátria e aqui se naturalizou. Ele atuava como religioso franciscano desde 1960 e se tornou um reconhecido pesquisador da cultura folclórica e da religiosidade popular.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, realizou ações de evangelização em Betim, com trabalhos na Colônia Santa Izabel e no Convento Santa Maria dos Anjos. Em 2013, publicou a obra Dicionário da Religiosidade Popular, fruto de 40 anos de pesquisas, oito deles dedicados à região do Vale do Jequitinhonha.

Em nota, o arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo disse que os religiosos estão unidos em orações e destacou que Frei Chico sempre serviu à Igreja valorizando a simplicidade: “Frei Chico sempre esteve ao lado dos mais pobres e simples, uma vida autenticamente franciscana, inspiração para as atuais e futuras gerações. Na atualidade, quando todos são chamados a redescobrir a importância e o valor da simplicidade, para o cultivo de hábitos mais sustentáveis, a obra de Frei Chico tem muito a ensinar. O seu olhar sensível e amoroso para a cultura e a religiosidade popular é um especial dom de Deus, herança deixada a cada um de nós. Cristo, que nasceu e viveu ao lado dos pobres, possa acolher Frei Chico. É o que suplico em preces”.

Velório e sepultamento

Frei Chico está sendo velado desde às 7h deste domingo, 15, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco das Chagas, na Praça São Francisco das Chagas, no bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. Será celebrada uma Missa, às 16h, no local.

Em seguida, o corpo será trasladado para Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para ser velado e sepultado na segunda-feira, 16. O velório em Araçuaí ocorrerá das 6h às 18h, no Cemitério Nossa Senhora do Rosário, onde ocorrerá o sepultamento.

A prefeitura da cidade declarou luto oficial de três dias pela morte do frei, afirmando que ele exerceu “missão de vida dedicada à promoção da cultura popular de Araçuaí, do Vale do Jequitinhonha e do seu povo”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas