Gaudium news > Arcebispo de Buenos Aires renuncia e Papa nomeia substituto

Arcebispo de Buenos Aires renuncia e Papa nomeia substituto

No lugar do Cardeal Mario Aurelio Poli, que foi designado como administrador apostólico de Buenos Aires, o Santo Padre nomeou Dom Jorge Ignacio García Cuerva.

Cardeal Mario Aurelio Poli

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Argentina – Buenos Aires (26/05/2023 12:16, Gaudium Press) O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Buenos Aires (Argentina) apresentado pelo Cardeal Mario Aurelio Poli. O purpurado completou 75 anos, idade na qual o Código de Direito Canônico estabelece a renúncia compulsória de Bispos e Arcebispos.

No lugar do Cardeal Mario Aurelio Poli, que agora foi designado como administrador apostólico de Buenos Aires, o Santo Padre nomeou Dom Jorge Ignacio García Cuerva, atual Bispo de Río Gallegos e membro do Dicastério para os Bispos e vice-presidente da Comissão Internacional das Pastorais Carcerárias.

Quem é o novo Arcebispo de Buenos Aires?

Nascido no dia 12 de abril de 1968 em Río Gallegos, Jorge Ignacio García Cuerva cursou Filosofia e Teologia no Seminário da Diocese de San Isidro, sendo ordenado sacerdote no dia 24 de outubro de 1997.

Obteve a Licenciatura em Teologia, com especialização em História da Igreja e Direito Canônico, na Pontifícia Universidad Católica Argentina “Santa María de los Buenos Aires” e obteve o título de Advogado na Universidad Católica de Salta (UCASAL), Argentina.

Dentre os principais cargos exercidos estão o de vigário paroquial e pároco de Nuestra Señora de la Cava em Beccar; pároco de Santa Clara de Asís em Tigre; promotor de Justiça no Tribunal Interdiocesano de San Isidro, Merlo-Moreno; vice-presidente da Caritas diocesana; delegado diocesano da Pastoral Carcerária e capelão de vários centros penitenciários da Província de Buenos Aires.

No dia 20 de novembro de 2017 foi nomeado Bispo titular de Lacubaza e Auxiliar de Lomas de Zamora, recebendo a consagração episcopal em 3 de março de 2018. Foi nomeado Bispo de Río Gallegos no dia 3 de janeiro de 2019. Atualmente é membro do Dicastério para os Bispos e vice-presidente da Comissão Internacional das Pastorais Carcerárias. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas