Gaudium news > Arcebispo de Aracaju dom João José Costa renuncia ao cargo por fatiga

Arcebispo de Aracaju dom João José Costa renuncia ao cargo por fatiga

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do Arcebispo metropolitano de Aracaju (SE), Dom João José da Costa, O. Carm.

Joao Jose Costa

Foto: CNBB.

Redação (20/07/2023 11:50, Gaudium Press) O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do Arcebispo metropolitano de Aracaju (SE), Dom João José da Costa, O. Carm, e nomeou Dom Vítor Agnaldo de Menezes, Bispo de Propriá, como Administrador Apostólico durante o período de Sede Vacante. A aceitação de renúncia e a nomeação foram feitas na última quarta-feira, 19 de julho.

Dom João José Costa renunciou ao cargo de Arcebispo metropolitano de Aracaju, que ocupava desde 2017. Em um comunicado oficial, Dom João José Costa, que tem 65 anos e que não atingiu, portanto, a idade canônica para a renúncia, explicou que o motivo de seu pedido foi a fadiga.

Dom José João Souza explica no comunicado que, desde que foi nomeado em 2014, primeiramente como Bispo coadjutor e posteriormente, em 2017, como Bispo Metropolitano, buscou “servir com amor e dedicação a esta porção do povo de Deus que está na Arquidiocese de Aracaju, não obstante a minha pequenez e as minhas fragilidades”.

Ele também descreveu que não mediu esforços no encargo da função: “tenho consciência do meu esforço diário em cumprir o meu dever de pastor durante todo esse tempo, marcado por desafios, exigências que, às vezes, pareciam superar as minhas capacidades e habilidades”, explicou ele.

Pedido de renúncia por fatiga excessiva

O Arcebispo agradeceu a misericórdia de Deus que nunca o abandonou, sobretudo nos momentos mais delicados. A carta descreve as razões que motivaram o pedido de renúncia:

“Neste momento da minha vida, consciente das minhas limitações e vulnerabilidades, diante da fadiga que me impõe o ministério, sem fugir às minhas responsabilidades, em atitude de escuta e acatamento obediente da vontade do Senhor e da Igreja, coloquei nas mãos do Santo Padre a minha missão como bispo e o caminho pastoral de nossa querida Arquidiocese.”

O documento de Dom José termina pedindo a compreensão e a oração de todos, bem como as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo e de São José.

Recentemente, o Papa Francisco aceitou a renúncia de dois outros Bispos franceses por razões similares. Os bispos renunciaram de suas funções episcopais por causa da fadiga e do burnout. Meses depois, foram designados como Bispos auxiliares, em funções menos exigentes. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas