Gaudium news > Arautos do Evangelho e fundador são homenageados pela Alesp

Arautos do Evangelho e fundador são homenageados pela Alesp

Diante de um plenário repleto, ocorreu a entrega do Colar de Honra ao Mérito, a maior honraria da Alesp, ao Monsenhor João Clá Dias, fundador desta Ordem Religiosa de Direito Pontifício.

Arautos do Evangelho e fundador sao homenageados pela Alesp 1 scaled

São Paulo (24/10/2023 17:09, Gaudium Press) Na manhã da última segunda-feira, 23 de outubro, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou uma Homenagem aos Arautos do Evangelho. Durante a sessão solene, realizada no Plenário Juscelino Kubitscheck da Alesp, que estava repleto, ocorreu a entrega do Colar de Honra ao Mérito, a maior honraria da Alesp, ao Monsenhor João Clá Dias, fundador desta Ordem Religiosa de Direito Pontifício.

Dentre as autoridades religiosas presentes na cerimônia se destacam: Dom Carlos Lema Garcia, Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade; Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo de Bragança Paulista (SP); Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo Emérito de Lorena (SP); Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ); e os Padres Ricardo Basso, EP e Alex Barbosa de Brito, EP.

Arautos do Evangelho e fundador sao homenageados pela Alesp 3

Um farol de sabedoria, compaixão e liderança espiritual

Representando o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Lema iniciou a sessão solene abençoando os presentes. Em seguida, o Presidente da Alesp, Deputado Estadual André do Prado (PL) tomou a palavra ressaltando ser “uma honra muito grande receber a todos neste dia, e uma satisfação ainda melhor receber os membros dos Arautos do Evangelho”.

Citando o homenageado do dia, Monsenhor João Clá Dias, o chefe do Legislativo paulista destacou que o fundador dos Arautos do Evangelho “tem sido um farol de sabedoria, compaixão e liderança espiritual” e que “seu compromisso com a Fé, sua dedicação incansável ao serviço da igreja e sua capacidade de unir as pessoas são verdadeiramente inspiradores”.

Arautos do Evangelho e fundador sao homenageados pela Alesp 5 scaled

Grande mensageiros da palavra de Deus

O deputado Gil Diniz (PL), proponente desta homenagem, assegurou durante a sessão solene de que a trajetória dos Arautos do Evangelho e suas ações ultrapassaram fronteiras e manifestou o desejo de dar seu “testemunho pessoal de carinho e amor pela obra que Monsenhor João Clá realizou pelo Estado de São Paulo, pelo Brasil e pelo mundo”.

Em seguida, Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira leu uma mensagem enviada pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP). Logo depois, foi transmitida uma mensagem em vídeo do Doutor Ives Gandra Martins, que declarou que os Arautos do Evangelho “é um dos movimentos na Igreja Católica que mais tem progredido em expansão da mensagem de Cristo no Brasil e no mundo. Com uma proposta claríssima de voltarmos à vida interior. Eles têm levado a mensagem de Cristo e ao mesmo tempo têm influenciado de uma forma extremamente positiva a juventude mostrando as riquezas e o tesouro da Igreja Católica Apostólica Romana”.

Segundo a Secretária Estadual da Cultura, Marilia Marton, também presente na cerimônia, “a missão do Arautos, que é um grande mensageiro da palavra de Deus, é importante para que os nossos jovens tenham esse contato e aprendam a ter mais Fé”.

Arautos do Evangelho e fundador sao homenageados pela Alesp 2

Presente de Deus para a Igreja e para a sociedade

Dom Benedito Beni dos Santos foi convidado para discursar diante dos presentes. Em sua fala, o prelado afirmou que esta homenagem aos Arautos do Evangelho é merecida e oportuna, pois eles são um presente de Deus para a Igreja e para a sociedade.

“Presente de Deus, em primeiro lugar pelo trabalho junto aos doentes nos hospitais e também junto aos pobres. Trabalho silencioso feito não com palavras e discursos, mas com as mãos. Presente de Deus também no campo da educação, desenvolvendo uma pedagogia muito profunda e que tem como marca saliente a disciplina. Presente de Deus no campo da Evangelização, através da beleza da arte e da música. Seja a música polifônica, seja o canto gregoriano, que eleva os nossos corações para o alto, para Deus”, concluiu.

Arautos do Evangelho e fundador sao homenageados pela Alesp 6 scaled

Monsenhor João Clá Dias: uma pessoa de uma Fé muito grande

Em seguida, foi a vez de Dom Sérgio Aparecido Colombo fazer uso da palavra e manifestar diante do plenário a sua “alegria, reconhecimento e de toda a Diocese pelo trabalho que muitos Arautos do Evangelho, sobretudo presbíteros, lá realizam. A nossa convivência é bonita, respeitosa, fraterna, caminhamos juntos fazendo com que a comunhão tenha a primazia, e esse é o testemunho que eu dou”.

O Bispo de Bragança Paulista também recordou de quando conheceu pessoalmente o fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Clá Dias, “uma pessoa de muita sensibilidade, uma pessoa de um olhar profundo, uma pessoa de uma Fé muito grande, que conseguiu realizar, em mais de 70 países, esta obra tão bonita”.

Arautos do Evangelho e fundador sao homenageados pela Alesp 4

Quem são os Arautos do Evangelho e Monsenhor João Clá Dias?

Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio, o que ocorreu por ocasião da festa litúrgica da Cátedra de São Pedro em 22 de fevereiro de 2001.

Composta predominantemente por jovens, a Associação Arautos do Evangelho está presente em 78 países. Seus membros de vida consagrada praticam o celibato, e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, dando especial ênfase à formação da juventude.

Embora não professem votos e conservem-se no estado leigo – exceção feita de alguns que abraçam as vias do sacerdócio – os Arautos do Evangelho procuram praticar em toda a sua pureza fascinante os conselhos evangélicos. Vivem normalmente em comunidade (masculinas ou femininas), num ambiente de caridade fraterna e disciplina. Em suas casas fomenta-se uma intensa vida de oração e estudo.

Monsenhor João Clá Dias é o fundador dos Arautos do Evangelho e de duas Sociedades de Vida Apostólica, uma clerical e outra feminina, Virgo Flos Carmeli e Regina Virginum. O religioso foi condecorado pelo Papa Bento XVI, em 2009, com a medalha “Pro Ecclesia et Pontifice”, uma das mais altas distinções concedidas pelo Santo Padre a quem se distingue por sua ação em favor da Igreja. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas