Gaudium news > Apresentado o logo e o programa da viagem do Papa Francisco ao Iraque

Apresentado o logo e o programa da viagem do Papa Francisco ao Iraque

Esta será a 33ª Viagem Apostólica fora da Itália realizada pelo Papa Francisco e sua primeira viagem internacional pós-pandemia.

Logotipo da visita apostolica do Papa Francisco ao Iraque aviao

Redação (09/02/2021 12:30, Gaudium Press) O Vaticano apresentou o logotipo e o programa da visita apostólica que o Papa Francisco fará ao Iraque entre os dias 5 a 8 de março. Esta será sua 33ª Viagem Apostólica fora da Itália e a primeira pós-pandemia.

Lema da visita apostólica do Papa Francisco ao Iraque

Extraído de uma passagem do Evangelho de São Mateus, o lema da viagem, “Sois todos irmãos”, manifesta a intenção do Pontífice de propor uma ideia de fraternidade, tornando esta viagem uma continuação da que ele realizou em 2019 para os Emirados Árabes Unidos.

Logotipo da visita apostólica do Papa Francisco ao Iraque

No logo é possível ver o Papa Francisco em um gesto de saudação, ao fundo está o mapa do Iraque e seus símbolos históricos: a palmeira e os rios Tigre e Eufrates. Uma pomba branca voa sobre as bandeiras entrelaçadas da Santa Sé e da República do Iraque. Em seu bico ela leva um ramo de oliveira, símbolo da paz. Acima da imagem está o lema da visita em árabe, curdo e caldeu.

Logotipo da visita apostolica do Papa Francisco ao Iraque

Programa da visita apostólica do Papa Francisco ao Iraque

O Papa Francisco partirá de Roma para Bagdá no dia 5 de março. Uma cerimônia de acolhida oficial está programada para ocorrer no Aeroporto da cidade, onde ele se encontrará com o primeiro-ministro. Em seguida, o Santo Padre irá ao Palácio Presidencial de Bagdá, onde se encontrará com o Presidente da República e com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático. Na tarde deste mesmo dia, o Pontífice se encontrará com os Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral Sírio-Católica de “Nossa Senhora da Salvação”.

Na manhã do dia 6 de março, o Papa partirá de avião até Najaf onde se encontrará com o Grão-Aiatolá Sayyd Ali Al-Husaymi Al-Sistani. Logo depois seguirá sua viagem de avião até Nassiriya onde participará de um encontro Inter-religioso na Planície de Ur. Em seguida, retornará de avião para Bagdá. Na tarde deste mesmo dia, Francisco presidirá uma Santa Missa na Catedral caldeia de “São José” em Bagdá.

Já no dia 7 de março, a programação Papal será iniciada com uma viagem de avião até Erbil. Na região autônoma do Curdistão Iraquiano o Papa se encontrará com autoridades civis e religiosas no aeroporto local. Logo depois, irá de helicóptero até Mosul. Na Praça da igreja de Mosul o Pontífice fará uma Oração de Sufrágio pelas vítimas da Guerra. Em seguida, irá para Qaraqosh, onde se encontrará com a comunidade na igreja da “Imaculada Conceição”. Ali fará um discurso aos presentes e rezará o Angelus. Na tarde deste dia, se dirigirá de helicóptero até Erbil no Estádio “Franso Hariri” onde celebrará uma Santa Missa. Ao término da celebração, retornará para Bagdá.

Uma cerimônia de despedida no Aeroporto de Bagdá está marcada para ocorrer na manhã do último dia de visita do Pontífice, 8 de março, data na qual o Papa Francisco voltará para Roma. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas