Anuário EstatÃstico da Igreja completa 50 anos
Esse trabalho começou a ser produzido pelo Departamento Central de EstatÃstica da Igreja em 1971, após a publicação da Constituição Apostólica Regimini Ecclesaiae Universae, escrita por São Paulo VI.
Cidade do Vaticano (30/04/2021 15:19, Gaudium Press) Em 2021 completam-se exatos 50 anos da publicação do primeiro Anuário EstatÃstico da Igreja, documento que coleta os dados mais significativos sobre a presença, as obras e a ação pastoral da Igreja ao redor do mundo.
Primeiro Anuário EstatÃstico da Igreja foi publicado em 1971
Esse trabalho começou a ser produzido pelo Departamento Central de EstatÃstica da Igreja em 1971, após a publicação da Constituição Apostólica Regimini Ecclesaiae Universae de 15 de agosto de 1967, escrita por São Paulo VI.
O Anuário EstatÃstico da Igreja abrange diferentes campos da vida da Igreja nos vários paÃses e continentes do planeta, sendo um instrumento importante para que agentes pastorais tenham acesso a estas informações.
Conteúdo dividido em sete capÃtulos
O seu conteúdo é dividido em temas apresentados segundo uma chave de leitura temática, organizada em sete capÃtulos: 1) população católica e estruturas territoriais; 2) pessoas envolvidas na atividade pastoral; 3) instituições de formação para o sacerdócio e de educação; 4) prática religiosa; 5) institutos de assistência e caridade; 6) institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica de direito pontifÃcio; 7) tribunais diocesanos e regionais para casos de nulidade de matrimônios.
Além de descrever a ação pastoral da Igreja, a divulgação destes dados permitem também conhecer os meios que a Igreja Católica tem à sua disposição para exercer sua atividade e alguns dos resultados mais importantes obtidos. Os tópicos são analisados dentro de suas dimensões essenciais, a começar pelas dimensões temporal e territorial. (EPC)
Deixe seu comentário