Gaudium news > Anuário Estatístico da Igreja completa 50 anos

Anuário Estatístico da Igreja completa 50 anos

Esse trabalho começou a ser produzido pelo Departamento Central de Estatística da Igreja em 1971, após a publicação da Constituição Apostólica Regimini Ecclesaiae Universae, escrita por São Paulo VI.

Anuario pontifico 2021

Cidade do Vaticano (30/04/2021 15:19, Gaudium Press) Em 2021 completam-se exatos 50 anos da publicação do primeiro Anuário Estatístico da Igreja, documento que coleta os dados mais significativos sobre a presença, as obras e a ação pastoral da Igreja ao redor do mundo.

religiosas

Primeiro Anuário Estatístico da Igreja foi publicado em 1971

Esse trabalho começou a ser produzido pelo Departamento Central de Estatística da Igreja em 1971, após a publicação da Constituição Apostólica Regimini Ecclesaiae Universae de 15 de agosto de 1967, escrita por São Paulo VI.

O Anuário Estatístico da Igreja abrange diferentes campos da vida da Igreja nos vários países e continentes do planeta, sendo um instrumento importante para que agentes pastorais tenham acesso a estas informações.

praca de sao pedro vaticano

Conteúdo dividido em sete capítulos

O seu conteúdo é dividido em temas apresentados segundo uma chave de leitura temática, organizada em sete capítulos: 1) população católica e estruturas territoriais; 2) pessoas envolvidas na atividade pastoral; 3) instituições de formação para o sacerdócio e de educação; 4) prática religiosa; 5) institutos de assistência e caridade; 6) institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica de direito pontifício; 7) tribunais diocesanos e regionais para casos de nulidade de matrimônios.

Anuario Estatistico da Igreja completa 50 anos 1

Além de descrever a ação pastoral da Igreja, a divulgação destes dados permitem também conhecer os meios que a Igreja Católica tem à sua disposição para exercer sua atividade e alguns dos resultados mais importantes obtidos. Os tópicos são analisados dentro de suas dimensões essenciais, a começar pelas dimensões temporal e territorial. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas