Gaudium news > Ano de São José, o Santo que ensina a confiar em Deus: Malásia inicia celebrações

Ano de São José, o Santo que ensina a confiar em Deus: Malásia inicia celebrações

É muito apropriado proclamar o “Ano de São José” para ajudar os pais a seguir  São José, fortalecer a fé, abraçar a vocação e missão deles como pais.

É muito apropriado proclamar o “Ano de São José” para ajudar os pais a seguir  São José, fortalecer a fé, abraçar a vocação e missão deles como pais.

Redação (06/01/2021, 15:05, Gaudium Press) Celebrar, em comunhão com o Papa e a Igreja no mundo inteiro, o Ano especial dedicado a São José sobre o tema “Com coração de pai” (Patris Corde) é o objetivo da Diocese de Keningau, uma das primeiras dioceses da Malásia que quis solenizar a iniciativa lançada por Francisco em 8 de dezembro passado para comemorar os 150 anos da declaração de São José como Patrono Universal da Igreja, feita pelo Papa Pio IX.

Para dar início às celebrações do “Ano de São José”, Dom Cornelius Piong, bispo da diocese de Keningau, na Malásia, presidiu a uma Eucaristia especial no Centro de Peregrinação da Sagrada Família, em Keningau, na Malásia.

Na comunidade diocesana, padres, religiosos e leigos acolheram de bom grado o início do Ano de São José. Estão previstas iniciativas pastorais e espirituais organizadas pela diocese, bem como por paróquias e movimentos eclesiais.

Bispo agradeceu ao Papa a instituição do “Ano de São José”:
Durante a celebração, transmitida ao vivo pela diocese através do Facebook e Youtube, o bispo agradeceu ao Papa Francisco por declarar o Ano de São José:

“É muito apropriado proclamar o Ano de São José neste momento para ajudar os pais a seguir o exemplo de São José, fortalecendo sua fé para abraçar a vocação e missão deles como pais”, observou o prelado.

“São José nos ensina a confiar em Deus, em situações felizes ou tristes; e nos faz conscientes de que Deus pode fazer brotar flores do solo rochoso. Como pai, José teve que enfrentar muitas travessias e dificuldades”, ressalta Dom Cornelius.

Durante a celebração, transmitida ao vivo pela diocese através do Facebook e Youtube, o bispo agradeceu ao Papa Francisco por declarar o Ano de São José: “É muito apropriado proclamar o Ano de São José neste momento para ajudar os pais a seguir o exemplo de São José, fortalecendo sua fé para abraçar a vocação e missão deles de pais”, observou o prelado.

São José, homem corajoso e fiel no cumprimento de seu dever

O bispo Cornelius disse ter-se inspirado em São José, homem corajoso e fiel no cumprimento de seu dever de proteger Maria e Jesus.

“Confiando-se completamente ao Espírito Santo, São José foi capaz de aceitar a vida como ela é, com todas as suas contradições, frustrações e desilusões”, destacou.

“São José nos ensina a confiar em Deus, em situações felizes ou tristes; e nos faz conscientes de que Deus pode fazer brotar flores do solo rochoso. Como pai, José teve que enfrentar muitas travessias e dificuldades”, disse o bispo.

“José, que é o protetor da Igreja universal, também é conhecido como um patrono especial de todos aqueles que foram forçados a deixar sua terra natal por causa da guerra, ódio, perseguição ou pobreza”, lembrou o bispo de Keningau.

É muito apropriado proclamar o “Ano de São José” para ajudar os pais a seguir  São José, fortalecer a fé, abraçar a vocação e missão deles como pais.

Invocar São José e confiar a vida a este grande santo: um testemunho

Dom Cornelius contou sua experiência 40 anos atrás quando um grupo de vietnamitas ficou bloqueado em Kuala Penyu, capital do distrito homônimo, na província de Sabah, na Malásia. O barco dos vietnamitas afundou e eles permaneceram em Kuala Penyu por vários meses à espera de ajuda. Muitos deles eram católicos e pais de família.

“Para expressar nossa proximidade, celebrei a missa com eles e lhes disse para lembrarem-se de São José, que havia se tornado um migrante para proteger Jesus e Maria. Exortei-os a sempre invocá-lo, sobretudo nos momentos difíceis, e a confiar suas vidas a este grande santo”, recordou o bispo.

Carta apostólica para reflexão e contemplação de todos

“O Ano especial permitirá aos católicos refletir sobre o papel e a responsabilidade que José desempenhou por Jesus e Maria. Devemos rezar por sua intercessão e imitar suas qualidades em nossas vidas”, disse Michel Tijon, um líder leigo.

Demia Potong, uma leiga e mãe católica, afirma à Fides que a Carta apostólica do Papa Francisco sobre a declaração do Ano de São José “é um documento adequado para a reflexão e a contemplação de todos”.

“A Diocese de Keningau está localizada em Sabah, um estado da federação malaia que ocupa a parte norte da ilha de Bornéu. A Federação da Malásia é um país multiétnico, multi-cultural e multi-religioso do sudeste asiático.

A população é composta por quase 32 milhões e 700 mil pessoas, 60% muçulmanas. Os católicos representam 4% da população.” (JSG)

(Com informações Fides)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas