Gaudium news > Angelus: oração, remédio para fortalecer a Fé

Angelus: oração, remédio para fortalecer a Fé

Durante o discurso que precedeu a oração do Angelus, no Vaticano, o Papa Francisco convidou os fiéis a rezarem com constância a fim de fortalecer a fé

Papa Francisco consagra a Russia e a Ucrania ao Imaculado Coracao de Maria 3

Redação (16/10/2022 14:00, Gaudium Press) Durante o Angelus deste domingo, 16 de outubro, o Papa Francisco relembrou a pergunta de Nosso Senhor “Quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra? (Lc 18,8).

O Papa disse que o questionamento de Nosso Senhor é sério e grave. Se ele viesse “Ele veria, infelizmente, tantas guerras, pobreza e desigualdades”, mas também muitos avanços tecnológicos e pessoas apressadas, sem tempo.

Francisco aproveitou para perguntar sobre o que Jesus Cristo encontraria na vida pessoal e no coração de cada um dos fiéis. “Que prioridades veria?”

Como solução para reacender uma fé enfraquecida, Nosso Senhor oferece um remédio “A oração. Sim, a oração é o remédio da fé, o reconstituinte da alma. Porém, deve ser uma oração constante”, explicou Francisco.

Em seguida, o Santo Padre fez uma analogia entre a fé e uma planta. Explicou que é preciso nutrir a fé todos os dias, sob risco de deixar ela definhar.

Para aqueles que não vivem em comunidades religiosas e alegam escassez de tempo para se dedicar à oração, o Papa Francisco sugeriu uma prática espiritual “um pouco esquecida” que são as jaculatórias.

Com a cruz, partilhamos com Cristo sua Paixão e a salvação do mundo. Ela não é apenas um objeto ornamental e não pode ser reduzida a um objeto de superstição.

As jaculatórias “são orações muito curtas, fáceis de memorizar, que podemos repetir com frequência durante o dia, no decorrer das várias atividades, para ficar ‘em sintonia’ com o Senhor”, explicou o Papa.

‘Senhor, eu te agradeço e te ofereço este dia’, ‘Vem, Espírito Santo’, ‘Jesus, eu confio em ti e te amo’, foram alguns dos exemplos invocados pelo Papa durante seu discurso.

Essas curtas orações são como as pequenas mensagens como aquelas que estamos acostumados a enviar aos outros, explicou o Papa.

Contudo, devemos estar abertos às respostas de Deus: “Não nos esqueçamos de ler suas respostas. O Senhor responde sempre. Onde podemos encontrá-las? No Evangelho, que deve estar sempre à mão para ser aberto todos os dias, para receber uma Palavra de vida dirigida a nós”.

O Papa concluiu seu discurso pedindo a intercessão de Nossa Senhora para que ela nos ensine a rezar sempre e sem desanimar. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas