Gaudium news > Ângelus: erguer a cabeça para o alto e manter o coração leve e vigilante

Ângelus: erguer a cabeça para o alto e manter o coração leve e vigilante

Durante a oração do Angelus deste primeiro domingo do Advento, o Papa Francisco convidou os fiéis a olharem para Jesus, “Aquele que alivia os corações e nos sustenta em nossa jornada”, a fim de possamos enfrentar os problemas e as aflições da vida cotidiana.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (01/12/2024 11:54, Gaudium Press) Neste tempo de Advento em que a Igreja convida os fiéis a se preparem para o Natal, o Papa Francisco exortou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro a não se deixarem desanimar pelas preocupações da vida quotidiana e pelas catástrofes globais, mas a “erguer a cabeça” e “manter o seu coração leve e vigilante”. Este convite de Jesus é retirado do Evangelho do dia (Lc 21, 25-28, 34-36), no qual Ele dirige uma palavra de esperança aos seus discípulos: “levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21, 28). “A preocupação do Mestre, explicou Francisco da janela dos aposentos papais, é que os vossos corações não fiquem insensíveis (cf. v. 34) e esperai com vigilância a vinda do Filho do homem.

“Com efeito, muitos dos contemporâneos de Jesus, confrontados com os acontecimentos catastróficos que viam acontecer à sua volta – perseguições, conflitos, catástrofes naturais – foram tomados de angústia e pensaram que o fim do mundo estava próximo”, continuou o Santo Padre.  No entanto, Jesus oferece uma perspectiva diferente: Ele nos liberta das falsas convicções e nos ajuda a interpretar os fatos à luz do projeto de Deus, que realiza Sua salvação mesmo nas situações mais dramáticas da história.” Francisco encorajou os fiéis a aplicar isso ao contexto atual, para enfrentar “as preocupações, medos e ansiedades de nossas vidas pessoais ou [lidar] com o que está acontecendo no mundo de hoje”.

“Se as preocupações sobrecarregam o coração e nos levam a nos fecharmos em nós mesmos, Jesus, ao contrário, nos convida a erguer a cabeça, a confiar em Seu amor que quer nos salvar e que se aproxima de nós em toda situação de nossa existência, a abrir espaço para Ele e, assim, reencontrar a esperança”, sublinhou o Papa.

Levantar o olhar neste tempo do Advento

O Sumo Pontífice convidou os fiéis a refletirem sobre suas próprias vidas: “meu coração está oprimido pelo medo, pelas preocupações, pela ansiedade em relação ao futuro? Sou capaz de olhar os acontecimentos quotidianos e as vicissitudes da história com os olhos de Deus, em oração, com um horizonte mais amplo? Ou deixo-me vencer pelo desânimo?

“Que este tempo do Advento seja uma oportunidade preciosa para levantar o olhar para Aquele que alivia o coração e nos sustenta no caminho”, concluiu.

Com informações Vatican news

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas