Gaudium news > Angelicum de Roma acolhe congresso sobre os ensinamentos de São Tomás de Aquino

Angelicum de Roma acolhe congresso sobre os ensinamentos de São Tomás de Aquino

A Pontifícia Universidade dos Dominicanos de Roma está promovendo o XI Congresso Internacional de Tomismo

Papa Francisco elogia criação de Instituto São João Paulo II na Universidade Angelicum de Roma 2

Redação (22/09/2022 16:00, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade dos Dominicanos, o “Angelicum”, de Roma está promovendo o XI Congresso Internacional de Tomismo, que aborda temas da atualidade sob a luz dos ensinamentos do Doutor Angélico.

Mais de 300 teólogos vindos de várias partes do mundo estão reunidos na Universidade Dominicana de Roma que acolhe nesta semana de setembro o XI Congresso Internacional de Tomismo.

O evento que começou na última segunda-feira (19) e se encerrará no próximo sábado, 24 de setembro, reúne estudiosos e especialistas de São Tomás de Aquino vindos da América, Itália, França, Espanha e Polônia.

O congresso está sob a direção do Prefeito para a Doutrina da Fé, o Cardeal Ladaria Ferrer. Os participantes assistem conferências que abordam temas e reflexões sobre “Os recursos da tradição tomista no contexto atual”.

Papa Francisco elogia criação de Instituto São João Paulo II na Universidade Angelicum de Roma 3

A realização do congresso foi comemorada por tomistas do mundo todo, pois o último Congresso tomista organizado pelo Angelicum foi feito em 2003.

O congresso deste ano aborda temas da atualidade ao lado de temas mais tradicionais do tomismo.

Na última terça-feira, por exemplo, Gregory Reichberg falou sobre a inteligência artificial e a metafísica de São Tomás de Aquino. Outra conferência abordou a antropologia tomista na época da neurociência.

O padre Bonino, dominicano e um dos promotores do Congresso, explicou que um “tomismo tradicionalista” vê a figura de São Tomás como um “teólogo imutável”.

Outros, em geral, os mais jovens, veem a doutrina tomista como uma “necessidade de segurança teológica”. A busca pela segurança é “compreensível”, mas ao mesmo tempo “pode evoluir”, explicou Bonino.

Os congressistas que assistem as palestras foram recebidos pelo Papa Francisco, nesta quinta-feira, em audiência privada, no Vaticano. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas