Angelicum de Roma acolhe congresso sobre os ensinamentos de São Tomás de Aquino
A Pontifícia Universidade dos Dominicanos de Roma está promovendo o XI Congresso Internacional de Tomismo
Redação (22/09/2022 16:00, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade dos Dominicanos, o “Angelicum”, de Roma está promovendo o XI Congresso Internacional de Tomismo, que aborda temas da atualidade sob a luz dos ensinamentos do Doutor Angélico.
Mais de 300 teólogos vindos de várias partes do mundo estão reunidos na Universidade Dominicana de Roma que acolhe nesta semana de setembro o XI Congresso Internacional de Tomismo.
O evento que começou na última segunda-feira (19) e se encerrará no próximo sábado, 24 de setembro, reúne estudiosos e especialistas de São Tomás de Aquino vindos da América, Itália, França, Espanha e Polônia.
O congresso está sob a direção do Prefeito para a Doutrina da Fé, o Cardeal Ladaria Ferrer. Os participantes assistem conferências que abordam temas e reflexões sobre “Os recursos da tradição tomista no contexto atual”.
A realização do congresso foi comemorada por tomistas do mundo todo, pois o último Congresso tomista organizado pelo Angelicum foi feito em 2003.
O congresso deste ano aborda temas da atualidade ao lado de temas mais tradicionais do tomismo.
Na última terça-feira, por exemplo, Gregory Reichberg falou sobre a inteligência artificial e a metafísica de São Tomás de Aquino. Outra conferência abordou a antropologia tomista na época da neurociência.
O padre Bonino, dominicano e um dos promotores do Congresso, explicou que um “tomismo tradicionalista” vê a figura de São Tomás como um “teólogo imutável”.
Outros, em geral, os mais jovens, veem a doutrina tomista como uma “necessidade de segurança teológica”. A busca pela segurança é “compreensível”, mas ao mesmo tempo “pode evoluir”, explicou Bonino.
Os congressistas que assistem as palestras foram recebidos pelo Papa Francisco, nesta quinta-feira, em audiência privada, no Vaticano. (FM)
Deixe seu comentário