Gaudium news > Alemanha: luteranos pedem aos católicos ordenação de mulheres sacerdotes

Alemanha: luteranos pedem aos católicos ordenação de mulheres sacerdotes

Annette Kurchus, presidente do Conselho da Igreja Evangélica da Alemanha, deseja a ordenação sacerdotal de mulheres na Igreja Católica.

caminho sinodal alemao

Redação (13/04/2023 14:48, Gaudium Press) Em declarações ao “Neue Osnabrücker Zeitung”, Annette Kurchus, presidente do Conselho da Igreja Evangélica da Alemanha (EKD) – federação de vinte e uma igrejas e denominações protestantes regionais luteranas, reformadas ( calvinistas ) e unidas –  disse que os luteranos mantêm uma “conversa agradavelmente aberta” com os católicos alemães e que nesse diálogo “cresce a proximidade e a confiança.”

Kurschus também afirmou: “Eu não entendo e me dói muito que a Igreja Católica não ordene mulheres como sacerdotes. Não faz sentido para mim.” Ela acrescentou que percebe que a Igreja Católica “não pratica uma participação real na liderança. Também nós ainda não estamos unidos, no caminho de sermos convidados à comunhão”.

Muitas foram as vozes que alertaram a Igreja alemã, e a Igreja em geral, sobre o perigo da protestantização, em particular aludindo às iniciativas gestadas ou veiculadas no chamado Caminho Sinodal Alemão.

Por exemplo, o ex-prefeito da Doutrina da Fé, Cardeal Gerhard Müller, enfatiza, em sua obra In buona Fede, que “está em curso, a meu ver, uma democratização” na Igreja, que ele equipara a “uma protestantização de fato”.

“Como alemão, meu pensamento logo se volta para o que está acontecendo na Alemanha, onde começou em 2019, com a aprovação de Roma, um caminho sinodal do qual emergem impulsos muito críticos e pedidos teologicamente insustentáveis. Nesse quadro, há até quem gostaria de exercer o controle da base através da eleição do bispo”, algo como a eleição do “presidente de um Land [Estado federal alemão] ligado à vontade do povo, algo como um deputado”, que “não tem relação com a Igreja. Um bispo é ordenado pelo Espírito Santo e recebe um mandato”, ressalta o Cardeal.

Obviamente, essa influência protestante na Igreja atinge também aspectos morais e de fé, como é o caso da possibilidade de ordenação de mulheres.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas