Gaudium news > A preocupação com a fidelidade à doutrina dos Apóstolos permanecerá sempre

A preocupação com a fidelidade à doutrina dos Apóstolos permanecerá sempre

Cardeal Ladaria deu uma entrevista ao Vatican News sobre o trabalho de seu dicastério.

Redação (03/02/2021 15:58, Gaudium Press) Em entrevista ao Vatican News, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), cardeal Luis Ladaria Ferrer, falou sobre o trabalho do Dicastério a seu encargo – a primeira e mais antiga congregação entre as que compõem a Cúria Romana – que efetiva o trabalho da Igreja para promover e proteger os ensinamentos transmitidos pelos Apóstolos.

“O que foi chamado de ‘preocupação pela reta doutrina'” já existia antes da criação da antecessora da CDF, afirmou o purpurado. Contudo, em certo momento, foi criado um “ministério” com esse fim específico.

“Nossa missão é promover e proteger a doutrina da fé. Uma tarefa que sempre será necessária na Igreja, que tem o dever de transmitir o ensinamento dos Apóstolos às novas gerações”, sublinhou o cardeal na entrevista.

A forma concreta de realizar esta tarefa mudou ao longo dos séculos, “mas a preocupação com a fidelidade à doutrina dos Apóstolos permanecerá sempre.”

A Inquisição Romana foi fundada em 1542

Em 1542, Paulo III criou a Sacra Congregação da Romana e Universal Inquisição, que servia como suprema corte nos julgamentos por heresia. A partir de 1908 até o Concílio Vaticano II, foi denominada Suprema e Sacra Congregação do Santo Ofício. E atualmente foi substituída pela Congregação para a Doutrina da Fé

Sua missão, a da promoção e preservação da doutrina, “é universal mesmo que nosso trabalho ocorra em Roma”. Com efeito, “nossos documentos são para a Igreja Universal, e as decisões que temos que tomar todos os dias, no âmbito de nossas competências, muito raramente dizem respeito diretamente a Roma”, ressaltou o Prefeito da Congregação.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas