Gaudium news > A Palavra de Deus, o catecismo e o Paráclito ajudam no discernimento

A Palavra de Deus, o catecismo e o Paráclito ajudam no discernimento

Francisco continuou seu ciclo de catequeses sobre o discernimento. Hoje ele falou sobre a ajuda de Deus nas escolhas que devemos fazer na vida.

Papa 3 768x356 1

Redação (21/12/2022 14:37, Gaudium Press) Em sua catequese de hoje, na sala Paulo VI do Vaticano, Francisco falou das escolhas que temos que fazer constantemente na vida, e das ‘ajudas’ de Deus para que essas escolhas sejam as melhores.

Às vezes é “complicado” discernir o melhor caminho, porque a vida é complicada, esclareceu o Papa. Mas para um bom discernimento há, em primeiro lugar, “o confronto com a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja”, que “nos ajudam a ler o que acontece em nossos corações, aprendendo a reconhecer a voz de Deus e a distingui-la de outras vozes, que parecem se impor à nossa atenção, mas que acabam por nos deixar confusos”. “A voz de Deus não se impõe, é discreta, respeitosa e, precisamente por isso, tranquilizadora”.

Às vezes não ouvimos a voz de Deus devido às agitações das ocupações. Por isso Francisco pediu: “Por favor, acalme-se um pouco. Entre em si mesmo”. “Pare. Veja o que seu coração sente.” Nesse momento de calma, ouvimos “a voz de Deus”.

Telegramas de Deus

No confronto com a Palavra de Deus, devemos saber que este “não é apenas um texto para ser lido”, mas sim “uma presença viva”, através da qual podemos viver “uma relação afetiva com o Senhor Jesus”.

“Ler a Bíblia, ler uma parte, uma ou duas partes da Bíblia, são como pequenos telegramas de Deus que chegam imediatamente ao seu coração.” Há também a meditação diante do Crucifixo, onde contemplamos o amor pleno de Jesus, que soube enfrentar todas as provações por cada um de nós.

Outra grande ajuda no discernimento é a invocação do Espírito Santo, que é “o discernimento em ação”.

“Pergunto a vocês: rezam ao Espírito Santo? Mas quem é? O Grande Desconhecido? Rezamos ao Pai, sim, o Pai-Nosso, rezamos a Jesus, mas esquecemo-nos do Espírito! […] O Espírito Santo é quem dá vida à sua alma! Deixe-o entrar. Fale com o Espírito como você fala com o Pai e com o Filho […] Ele é a força da Igreja, é Ele que faz você avançar”, apontou Francisco.

“Você fez algo errado? Fale com o Espírito que está com você e diga: ‘Ajude-me, eu fiz essa coisa feia…’. Mas não cancele o diálogo com o Espírito Santo. ‘Pai, estou em pecado mortal’: não importa, fale com Ele para que Ele possa ajudá-lo e perdoar. Nunca abandone este diálogo com o Espírito Santo”.

Com estas ajudas que o Senhor nos dá – concluiu o Papa – não devemos temer.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas