Gaudium news > A oração cristã infunde no coração humano uma esperança invencível, diz Papa na Audiência Geral

A oração cristã infunde no coração humano uma esperança invencível, diz Papa na Audiência Geral

A oração de cada dia que nos transforma: apazígua a raiva, sustenta o amor, multiplica a alegria, infunde a força de perdoar. A graça vive e age em nós através da oração.

A oração de cada dia que nos transforma: apazigua a raiva, sustenta o amor, multiplica a alegria, infunde a força de perdoar. A graça vive e age em nós através da oração.

Cidade do Vaticano (10/02/2021, 10:05, Gaudium Press) “A oração cristã infunde no coração humano uma esperança invencível: qualquer que seja a experiência que toque o nosso caminho, o amor de Deus pode transformá-la em bem”.
Estas foram palavras do Papa Francisco no início de sua catequese durante a Audiência Geral desta quarta-feira (10/02), realizada novamente na Biblioteca do Palácio Apostólico. O Papa tratou do tema: “Rezar na vida cotidiana”.     

A oração é um diálogo, tudo é assumido neste diálogo com Deus: a alegria é um motivo de louvor, a provação é ocasião para um pedido de ajuda

Foi reflexionando sobre este tema que o Pontífice afirmou que a oração é um diálogo com Deus e, segundo ele, “tudo é assumido neste diálogo: cada alegria torna-se um motivo de louvor, cada provação é ocasião para um pedido de ajuda.

O Papa recordou que “Na catequese anterior, vimos que a oração cristã está “ancorada” na Liturgia.
Hoje evidenciaremos como da Liturgia ela regressa sempre à vida quotidiana: nas ruas, nos escritórios, nos meios de transporte. Nela o diálogo com Deus continua: quem reza é como o apaixonado, que traz sempre no coração a pessoa amada, onde quer que esteja. ”

Francisco destacou que a “oração é sempre viva, como o fogo das brasas, até quando os lábios não falam. Cada pensamento, embora aparentemente “profano”, pode ser permeado de oração”.

E, “até na inteligência humana há um aspecto orante; com efeito, ela é uma janela aberta para o mistério: ilumina os poucos passos que se nos apresentam e depois se abre para toda a realidade, que a precede e a supera”, sublinhou o Papa.

A oração cristã infunde no coração humano uma esperança invencível

Dando continuidade a seu pensamento sobre o “rezar na vida cotidiana”, o Pontífice reflexionou:

“Este mistério não tem rosto perturbador nem angustiante: o conhecimento de Cristo nos faz confiar que onde o nosso olhar e os olhos da nossa mente não podem ver, não há o nada, mas uma graça infinita.

 A oração cristã infunde no coração humano uma esperança invencível: qualquer que seja a experiência que toque o nosso caminho, o amor de Deus pode transformá-la em bem.”

A oração se realiza no hoje:  Jesus vem ao nosso encontro hoje, o hoje que estamos vivendo

Francisco recordou que “A oração se realiza no hoje. Jesus vem ao nosso encontro hoje, o hoje que estamos vivendo. E é a oração que o transforma em graça, ou melhor, que nos transforma: apazigua a raiva, sustenta o amor, multiplica a alegria, infunde a força de perdoar.

Às vezes parece-nos que já não somos nós que vivemos, mas que a graça vive e age em nós através da oração.

Rezem em cada momento, em cada situação, porque o Senhor está próximo de nós

O Papa ainda insistiu, recordando: “Cada dia que começa, se for acolhido na oração, é acompanhado de coragem, para que os problemas a serem enfrentados  já não sejam obstáculos à nossa felicidade, mas apelos de Deus, ocasiões para o nosso encontro com Ele.”

“Rezemos sempre por tudo e por todos. Rezemos pelos nossos entes queridos, mas também por aqueles que não conhecemos; rezemos até pelos nossos inimigos, como a Escritura muitas vezes nos convida a fazer”, insistiu Francisco.

O Pontífice concluiu sua catequese, destacando que “somos seres frágeis, mas sabemos rezar: esta é a nossa maior dignidade, é a nossa fortaleza.

Coragem! Rezar em cada momento, em cada situação, porque o Senhor está próximo de nós. Quando uma oração está em sintonia com o coração de Jesus, obtém milagres”. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações e foto VaticanNews )

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas