Gaudium news > “A Missa dominical deve estar no centro de nossas vidas”, exortam Bispos ingleses

“A Missa dominical deve estar no centro de nossas vidas”, exortam Bispos ingleses

Os prelados convidaram os fiéis a olharem a Eucaristia dominical como alimento para a missão única para a qual fomos chamados.

A Missa dominical deve estar no centro de nossas vidas exortam Bispos ingleses 1

Inglaterra – Londres (28/04/2021 13:11, Gaudium Press) Após se reunirem em Assembleia Plenária, os Bispos da Inglaterra e do País de Gales emitiram uma mensagem convidando os fiéis a voltarem para a Igreja e os seus sacramentos, colocando a Missa Dominical no centro da vida pós-pandemia.

Através de uma carta intitulada ‘O Dia do Senhor’, os Bispos prestaram uma homenagem a todos os que, neste difícil momento, trabalham incansavelmente em hospitais, asilos, escolas e prisões, expressando sua gratidão pelos “imensos esforços” daqueles que forneceram alimentos aos mais necessitados.

“A generosidade demonstrada na distribuição de tantas refeições deu expressão eloquente à misericórdia, ao amor e à compaixão que estão no próprio coração de Deus. Muitos foram tocados pela alegria de encontrar Cristo nos pobres; e muitos dos pobres pela alegria de encontrar Cristo em paroquianos abnegados”, ressaltam.

A Missa dominical deve estar no centro de nossas vidas exortam Bispos ingleses 3

Comunidades católicas no mundo pós-pandemia

Refletindo sobre o mundo pós-pandemia, os Bispos destacaram os desafios enfrentados para levar as comunidades a uma prática da Fé ainda maior. Em seguida descrevem grupos de pessoas que devem ser alcançados.

O primeiro grupo é constituído por aqueles que perderam o hábito de ir à igreja. Estes são chamados pelos Bispos de “os curiosos da Covid”, pois muitos podem ter encontrado a Igreja Católica pela primeira vez durante a pandemia.

Um segundo grupo é o daqueles que talvez não queiram restabelecer um padrão de culto católico por terem visto aumentar uma lacuna entre a dimensão espiritual de suas vidas e qualquer expressão comunitária dessa busca espiritual.

A Missa dominical deve estar no centro de nossas vidas exortam Bispos ingleses 2

A importância da Missa dominical

Os prelados indicam a Eucaristia como um instrumento para responder a estes desafios. “É a Eucaristia, a celebração da Missa, que faz a Igreja; e é a Igreja, no dom do Espírito Santo, que faz a Eucaristia. O Santo Sacrifício da Missa é a força vital da Igreja. Requer nossa participação ativa e, para ser plenamente celebrado, nossa presença física ”, destacam.

A importância da Missa dominical e a necessidade de que ela seja colocada no centro de nossas vidas são outros pontos acentuados pelos Bispos que enfatizam que o domingo deve ser nutrido como “um dom semanal de Deus ao seu povo”, algo de que não podemos prescindir.

Por fim, exortam os fiéis para que olhem para o domingo como “a alma da semana, dando luz e significado a todas as responsabilidades que vivemos todos os dias; ver a Eucaristia dominical como alimento para a missão única para a qual fomos chamados”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas