Gaudium news > A Igreja precisa de testemunhos de Vida Consagrada, diz Cardeal Becciu

A Igreja precisa de testemunhos de Vida Consagrada, diz Cardeal Becciu

As almas consagradas na vida religiosa devem testemunhar a castidade, a pobreza, a obediência e a busca de Deus como realização.

 As almas consagradas na vida religiosa devem testemunhar a castidade, a pobreza, a obediência e a busca de Deus como realização.

 (Redação (30/07/2020 10:45, Gaudium Press) Por ocasião da celebração da memória Santa Marta, 29 de julho, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Giovanni Ângelo Becciu, presidiu a Santa Missa durante a qual 30 religiosas da “Congregação Marta e Maria” fizeram profissão de seus votos perpétuos.

Emitir os votos perpétuos é uma mensagem ao mundo, um testemunho a indicar os caminhos do Reino de Deus

Dirigindo-se às religiosas durante sua homilia, o Cardeal Becciu destacou que a profissão de votos perpétuos é uma mensagem ao mundo. Uma mensagem que mostra que é “bonito oferecer sua própria vida ao Senhor, com o desejo de responder ao chamado de servir aos irmãos na caridade”:

“Essas trinta irmãs, hoje, diante da comunidade cristã, entregam suas vidas nas mãos do Senhor, dizendo seu ‘sim’ para sempre. Todos nós, por meio do batismo, escolhemos amar Jesus, oferecer-nos a Ele”, recordou o Cardeal Becciu, recomendando às religiosas que “não deixem de indicar, com seu testemunho, os caminhos do Reino de Deus, porque no fragor deste mundo se corre o risco de perdê-los de vista! ”.

A Igreja precisa da presença de vidas consagradas que se expressem na busca constante de Deus

Ainda em sua homilia, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos referiu-se à passagem do Evangelho de São Lucas (10, 38-42), na qual Jesus dialoga em Betânia com as irmãs de Lázaro, Marta e Maria e alertou os presentes para o fato de que “Jesus não pretende condenar a atitude de serviço, mas sim o afã com o qual muitas vezes é vivido”.

Além disso, falando mais diretamente para as religiosas que fizeram seus votos perpétuos, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos afirmou:

“a Igreja precisa de sua presença, precisa de uma vida consagrada que se expresse na busca constante de Deus mediante a escuta de sua Palavra, em oração litúrgica e pessoal. E tem necessidade de religiosas que enfrentam os desafios do tempo com coragem e criatividade”.

Testemunhar a castidade, a pobreza e a obediência e a busca de Deus como realização

“Diante do hedonismo, vocês devem testemunhar a castidade, como expressão de um coração que conhece a beleza e o preço do amor de Deus. Diante da sede de lucros, hoje dominante, sua vida sóbria, disposta a servir aos outros, nos lembra que Deus é a verdadeira riqueza que não perece. Diante do individualismo e do relativismo, que induzem as pessoas a serem a única norma para si mesmas, sua vida fraterna, capaz de docilidade e obediência, confirma que vocês colocam em Deus a sua própria realização”, disse o Cardeal.

Nossa Senhora, modelo de vida consagrada

Por fim, o Cardeal Becciu encomendou as 30 religiosas que acabavam de emitir seus votos perpétuos a Nossa Senhora.

Nossa Senhora que é o modelo de vida consagrada, para que as sustente a fim de que possam ser para todos um sinal profético do Reino dos Céus.

Congregação Marta e Maria: Amar Jesus presente na Igreja, na Eucaristia e nos que sofrem

A Congregação Marta e Maria foi fundada na cidade de Jalapa, na Guatemala, em 6 de janeiro de 1979, por Dom Miguel Ángel García Arauz e Madre Ángela Eugenia Silva Sánchez.

O carisma da Congregação consiste em “amar Jesus presente na Igreja, presente na Eucaristia, e especialmente presente nos que sofrem, física, moral ou espiritualmente, vendo neles a face de Jesus, cuidando deles com as mãos de Santa Marta e amando-os com o coração de Santa Maria, para a honra e glória de Deus”.

Atualmente, as Irmãs da Congregação Marta e Maria atendem crianças abandonadas ou com necessidades especiais, asilos, residências sacerdotais, residências episcopais e pastoral de catequese na Guatemala, Venezuela, Peru, Argentina, Honduras, Cuba, Chile, Etiópia, Espanha, Itália e Lituânia. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas