Gaudium news > A humildade é o caminho que leva para o céu, assegura o Papa Francisco

A humildade é o caminho que leva para o céu, assegura o Papa Francisco

O Pontífice ressaltou que o olhar de Deus foi atraído pela humildade de Maria e o seu segredo foi se reconhecer pequena e necessitada.

A humildade e o caminho que leva para o ceu assegura o Papa Francisco

Redação (16/08/2021 12:49, Gaudium Press) Durante o Angelus deste domingo, 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o Papa Francisco refletiu sobre o exemplo de humildade da Mãe de Deus, ressaltando que esse é o segredo de Maria. “É a humildade que atraiu o olhar de Deus para ela”, assegurou.

Do alto da janela de seu escritório no Palácio Apostólico do Vaticano, o Pontífice ensinou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro que “o olho humano busca a grandeza e fica deslumbrado com o que é vistoso. Deus, por outro lado, não olha para as aparências, mas para o coração e se encanta com a humildade. Hoje, olhando para Maria assunta, podemos dizer que a humildade é o caminho que leva para o céu”.

Anunciacao de Nossa Senhora pelo Anjo Gabriel

Deus exalta os humildes

Recordando a origem da palavra humildade, que vem do termo latino ‘humus’, que significa ‘terra’, Francisco afirma ser paradoxal o fato de que para chegar ao topo, ao céu, você tem que permanecer baixo, como a terra. Entretanto, Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou que “aquele que se humilha será exaltado”.

“Deus não nos exalta por nossos dons, por nossas riquezas e habilidades, mas por nossa humildade. Deus exalta quem se abaixa, quem serve. Maria, de fato, a si mesma não atribui outro ‘título’ a não ser de serva: ela é ‘a serva do Senhor’. Ela não diz mais nada sobre si mesma, ela não busca mais nada para si mesma”, garante.

O Santo Padre convidou os fiéis a se questionarem da seguinte forma: “como vivo a humildade? Procuro ser reconhecido por outros, afirmar-me e ser elogiado, ou eu penso em servir? Eu sei escutar, como Maria, ou será que eu só quero falar e receber atenção? Eu sei ficar em silêncio, como Maria, ou eu estou sempre falando? Será que sei dar um passo para trás, evitar brigas e discussões ou eu apenas tento me sobressair?”.

O segredo de Nossa Senhora

Em seguida, o Papa revelou que o segredo do sucesso de Nossa Senhora foi se reconhecer pequena e necessitada. “Com Deus, somente aqueles que se reconhecem como nada são capazes de receber tudo. Somente aqueles que se esvaziam são preenchidos por Ele. E Maria é a ‘cheia de graça’ precisamente por causa de sua humildade”, ensinou.

“Para nós também, a humildade é o ponto de partida, o início de nossa Fé. É fundamental ser pobre em espírito, ou seja, necessitados de Deus. Aquele que está cheio de si mesmo não dá espaço a Deus, mas aquele que permanece humilde permite que o Senhor realize grandes coisas”, sublinhou.

Outra grande lição que podemos tirar do exemplo de Maria, é “pensar que a criatura mais humilde e alta da história, a primeira a conquistar os céus com toda si mesma, de corpo e alma, passou a maior parte de sua vida entre as paredes de sua casa, no cotidiano. Os dias da cheia de graça não foram muito impressionantes. Eram muitas vezes iguais, no silêncio: no exterior, nada de extraordinário. Mas o olhar de Deus sempre permaneceu sobre ela, admirado pela sua humildade, sua disponibilidade, pela beleza de seu coração, nunca tocada pelo pecado”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas