Gaudium news > “A alegria da Páscoa surge em meio à dor”, recorda Bispo britânico

“A alegria da Páscoa surge em meio à dor”, recorda Bispo britânico

A esperança da Páscoa surgiu da crua realidade do sofrimento humano e a morte de Cristo na Cruz, e foi escutada primeiro por homens e mulheres ‘autoisolados’ com medo.

Na noite do Sábado Santo, também conhecida como Vigília Pascal, honra-se a sepultura de Jesus Cristo, sua descida ao Limbo e celebra-se sua gloriosa Ressurreição.

Inglaterra – Shrewsbury (Terça-feira, 14-04-2020, Gaudium Press) Em sua homilia de Páscoa, o Bispo de Shrewsbury, Inglaterra, Dom Mark Davies, fez um chamado aos fiéis para fomentar a alegria cristã fundada na Ressurreição, apesar da dor e a preocupação causadas pela pandemia de coronavírus. A luta entre a vida e a morte relatada na Liturgia de Páscoa se vive de modo especial na população que luta contra a enfermidade e a morte. “Recordemos que a esperança da Páscoa em si surgiu da crua realidade do sofrimento humano e a morte de Cristo na Cruz, e que seria escutada primeiro por homens e mulheres ‘autoisolados’ com medo”, indicou o prelado.

A vitória da Cruz e a Ressurreição de Cristo

A proclamação da Páscoa da ressurreição de Cristo é a esperança na qual cada geração tem podido enfrentar o poder da morte”, indicou Dom Davies. Esta visão que alterou o que a sociedade reconhece como bom, por exemplo a atenção aos enfermos e vulneráveis, assim como a esperança diante da morte, “não provem de uma ideia humana ou uma filosofia inventada: surgiu da vitória da Cruz e Ressurreição de Cristo que celebramos hoje”.

Bispo de Shrewsbury, Inglaterra, Dom Mark Davies

O encontro do túmulo vazio tornou presente ao mundo a promessa da Páscoa, da vida que supera a morte. Esta esperança “é mais necessária do que nunca hoje, quando uma pandemia global confrontada à populações inteiras com nossa vulnerabilidade e mortalidade”. O prelado relacionou o tremor de terra registrado durante a Ressurreição com a mudança necessária na sociedade, que pode aproveitar a oportunidade para servir, ser consciente das próprias limitações e recorrer ao poder de Deus.

Esperar em meio da incerteza

Dom Davies expôs que a Catedral de Shrewsbury, na qual se detiveram os trabalhos de restauração, se converte em uma imagem da vida dos fiéis, que tiveram que parar e que esperam em meio da incerteza. “Que estes tempos de prova nos convidem a retornar, da mesma forma que aqui nos comprometemos mais do que nunca a completar a renovação desta Catedral em toda sua beleza, com o melhor que podemos oferecer ao Senhor”, expressou.

“Que a inatividade forçada que marca estes dias nos ajude a alcançar graças de Fé, esperança e amor sobrenaturais, para que na luta evocada na celebração da Páscoa entre a morte e o desespero, a vitória seja para todos promessa de vida”, orou o prelado. “Que retornemos com renovado anelo pela Sagrada Eucaristia; por uma oração mais profunda e um serviço sincero; pela graça curativa da Confissão, o sacramento de nossa conversão depois do Batismo. Desta maneira, saíamos desta amarga luta vitoriosos com Cristo Nosso Senhor, que, em palavras da Liturgia de Páscoa, morreu e, no entanto, ‘reina viva pelos séculos dos séculos’ Amém”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas