Gaudium news > A importância do Rosário para a sobrevivência do cristianismo no Japão

A importância do Rosário para a sobrevivência do cristianismo no Japão

Japão – Oiso (Segunda-feira, 03-12-2018, Gaudium Press) O Museu Sawada Miki Kinenkan de Oiso, Japão, deu a conhecer um rolo de papel identificado como originário de finais do século XVI. O documento contêm 15 ilustrações que retratam em estilo japonês a vida de Jesus Cristo e correspondem aos mistérios do Santo Rosário.

Documento confirma importância do Rosário para a sobrevivência do cristianismo no Japão.jpg

Os personagens da vida de Cristo são retratados vestindo trajes japoneses, enquanto que orações em latim são escritas empregando os símbolos da escrita hiragana, que tem uma funcionalidade fonética e que na atualidade é a primeira forma de escrita que as crianças japonesas aprendem. O artista do rolo foi provavelmente japonês, mas seu estilo é diferente ao conhecido até o momento.

A existência deste rolo oferece uma prova notável da transmissão da Fé através da recitação oculta do Santo Rosário em uma época de férrea perseguição religiosa, quando se cortou o contato do país com o Ocidente e se expulsaram a todos os sacerdotes e missionários. A conservação do documento prova a persistência da Fé entre os fiéis clandestinos, que enfrentavam a ausência total de sacramentos e as fortes pressões das autoridades.

A importância do Rosário para a sobrevivência do cristianismo no Japão.jpg

O Museu Sawada Miki Kinenkan conserva uma coleção de chamativos objetos que simbolizam aspectos da Fé Católica sob a aparência de cultos tradicionais japoneses. Representações da Santíssima Virgem facilmente confundidas com divindades pagãs, espadas samurais com cruzes ocultas na manga ou inclusive uma imagem de Buda que alberga em seu interior um crucifixo oculto, dão conta dos esforços da comunidade cristã por permanecer internamente fiel às suas crenças. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas