Arquidiocese de Belém do Pará prepara celebração pelos seus 300 anos
Pará – Belém (Quinta-feira, 29-11-2018, Gaudium Press) Em preparação para a celebração dos seus 300 anos de criação como Diocese, a Arquidiocese de Belém do Pará divulgou a marca, o tema ‘Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia’ e o lema “Ide e anunciai…” (MC 16,15), que serão utilizados ao longo do Ano Jubilar que se iniciará no dia 22 de fevereiro de 2019.
Ao apresentar a marca e o projeto para os 300 anos, Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, explicou que “tudo que a Arquidiocese realizar durante o ano de 2019, desde a Campanha da fraternidade até as ordenações serão trabalhados como expressão dos trezentos anos da Diocese”.
Na Marca está descrita a história da então Diocese de Santa Maria de Belém, hoje Arquidiocese de Belém do Pará, como Igreja na Amazônia, sempre viva e avante com sua missão evangelizadora. As cores verde, amarelo ouro e marrom representam a Amazônia com suas riquezas, rios e sua população.
Também foram divulgados o cartaz, a programação e nova identidade do site da instituição, além de uma página com informações do Ano Jubilar. Em breve serão lançados o selo comemorativo e a oração pelos trezentos anos.
Criada no dia 04 de março de 1719, pela Bula “Copiosus in Misericórdia” do Papa Clemente XI, desmembrada da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V de Portugal, foi a quinta Diocese do Brasil.
No dia 1° de maio de 1906 a então Diocese de Santa Maria de Belém, foi elevada à Arquidiocese, sendo terceira do Brasil. Atualmente em sua sede de governo conta como Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, como Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, 240 sacerdotes, 153 diáconos, 89 paróquias divididas entre sete Regiões Episcopais.
A Arquidiocese de Belém também é a sede da Província Eclesiástica, sendo a maior província com 14 circunscrições em dois Estados: Pará e o Amapá. (EPC)
Deixe seu comentário