Gaudium news > Arquidiocese de Belém do Pará prepara celebração pelos seus 300 anos

Arquidiocese de Belém do Pará prepara celebração pelos seus 300 anos

Pará – Belém (Quinta-feira, 29-11-2018, Gaudium Press) Em preparação para a celebração dos seus 300 anos de criação como Diocese, a Arquidiocese de Belém do Pará divulgou a marca, o tema ‘Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia’ e o lema “Ide e anunciai…” (MC 16,15), que serão utilizados ao longo do Ano Jubilar que se iniciará no dia 22 de fevereiro de 2019.

Arquidiocese de Belém do Pará prepara celebração pelos seus 300 anos 1.png

Ao apresentar a marca e o projeto para os 300 anos, Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, explicou que “tudo que a Arquidiocese realizar durante o ano de 2019, desde a Campanha da fraternidade até as ordenações serão trabalhados como expressão dos trezentos anos da Diocese”.

Na Marca está descrita a história da então Diocese de Santa Maria de Belém, hoje Arquidiocese de Belém do Pará, como Igreja na Amazônia, sempre viva e avante com sua missão evangelizadora. As cores verde, amarelo ouro e marrom representam a Amazônia com suas riquezas, rios e sua população.

Também foram divulgados o cartaz, a programação e nova identidade do site da instituição, além de uma página com informações do Ano Jubilar. Em breve serão lançados o selo comemorativo e a oração pelos trezentos anos.

Criada no dia 04 de março de 1719, pela Bula “Copiosus in Misericórdia” do Papa Clemente XI, desmembrada da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V de Portugal, foi a quinta Diocese do Brasil.

No dia 1° de maio de 1906 a então Diocese de Santa Maria de Belém, foi elevada à Arquidiocese, sendo terceira do Brasil. Atualmente em sua sede de governo conta como Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, como Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, 240 sacerdotes, 153 diáconos, 89 paróquias divididas entre sete Regiões Episcopais.

A Arquidiocese de Belém também é a sede da Província Eclesiástica, sendo a maior província com 14 circunscrições em dois Estados: Pará e o Amapá. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas