Catedral que será consagrada pelo Papa volta a abrir suas portas após restauração
Panamá – Cidade do Panamá (Segunda-feira, 26-11-2018, Gaudium Press) Após meses fechada para restauração, a Basílica de Santa Maria la Antigua, primeira em terra firme do continente americano, foi entregue oficialmente pelo governo do Panamá. O templo será consagrado pelo Papa Francisco durante sua visita para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), programada para janeiro de 2019.
“Convido-os com alegria a visitar e tomar posse da sua Catedral, depois de permanecer vários anos fechada. Em meio às dificuldades, encontramo-la mais bonita e mais acolhedora. A Arquidiocese, com a ajuda de todos, tentará terminar os detalhes, embora para isso tenhamos mais vontade do que recursos econômicos”, afirmou o Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa.
O prelado expressou sua gratidão a Deus pela catedral, ressaltando que “este templo é um lugar de encontro da nossa Fé, a casa de todos, uma expressão da nossa unidade em Cristo e também a sede dos herdeiros dos apóstolos, onde cumprimos o mandato evangélico de dar testemunho de Cristo, de levá-lo ao coração de cada pessoa”.
Os gastos para restauração da Catedral, que durou aproximadamente dois anos, ultrapassaram os 12 milhões de dólares. Segundo Domingo Varela, engenheiro responsável pelas obras de restauração, a obra principal foi a instalação de um novo piso com ladrilhos de mármore. O teto da Catedral foi mantido e totalmente restaurado.
Varela explicou ainda que foi construída uma nova varanda onde ficará o coro e onde será colocado um novo órgão. As escadas de acesso aos campanários também foram reformadas. Na parte exterior do templo o trabalho de restauração incluiu os telhados, as fachadas e as torres dos campanários. (EPC)
Deixe seu comentário