Universitários romanos peregrinam até a Catedral de Orvieto
Itália – Roma (Sexta-feira, 23-11-2018, Gaudium Press) Mais de 1.500 universitários participaram no último sábado, 17, da décima sexta peregrinação de universitários romanos a Orvieto, cidade do milagre Eucarístico com o qual se instituiu a Solenidade de Corpus Christi.
Organizada pelo Vicariato para a Cultura e Universidade da Diocese de Roma, a peregrinação marca o início do ano letivo das universidades pontifícias. Assim que chegaram a catedral de Orvieto, diante da fachada decorada com uma série de baixos-relevos e esculturas medievais, os universitários assistiram a uma catequese ministrada pelo Monsenhor Andrea Lonardo, diretor do serviço diocesano, que tratou desde a criação até o fim dos tempos.
Com o objetivo de auxiliar os estudantes, que vivem diariamente os ritmos da vida universitária, a compreenderem o papel e o valor do ‘Dia do Senhor’, antes do almoço Monsenhor Andrea Lonardo ministrou uma segunda catequese sobre “A vida universitária e a Eucaristia”.
A peregrinação foi concluída com uma Santa Missa presidida pelo Bispo de Orvieto, Dom Benedetto Tuzia.
O milagre eucarístico de Orvieto ocorreu há 750 anos, quando o Padre Pedro de Praga, que tinha dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia, viu diante dos seus olhos a sagrada hóstia se converter em carne, começar a sangrar e manchar o corporal, que hoje é a relíquia que se custodia na Catedral da cidade italiana.
Graças a esta manifestação sobrenatural, o Papa Urbano IV instituiu, mediante a Bula ‘Transiturus’, a solenidade de Corpus Christi, que a Igreja Católica comemora anualmente na quinta-feira seguinte a festividade da Santíssima Trindade. (EPC)
Deixe seu comentário