Santuário em Campo Largo (PR) terá missas com intérpretes de libras
Campo Largo – Paraná (Quinta-feira, 22-11-2018, Gaudium Press) A partir de dezembro, o Santuário Senhor Bom Jesus, situado na cidade de Campo Largo, terá celebrações eucarísticas com intérpretes traduzindo-as simultaneamente para libras. As santas missas do primeiro e do terceiro sábado do próximo mês, às 19h, já contarão com a tradução para o idioma brasileiro de sinais, reconhecido como a segunda língua oficial do país.
“Com grande alegria anunciamos que nosso Santuário acolhe a comunidade dos deficientes auditivos em nossas celebrações”, publicou o Santuário, em sua página no Facebook. Os primeiros bancos da lateral esquerda da igreja estarão reservados para surdos e pessoas com deficiência auditiva.
História do Santuário
Há mais de um século, um devoto trouxe da Bahia uma Imagem do Senhor Bom Jesus e começou a festejar no dia 6 de agosto de cada ano, no lugar atualmente conhecido como a esquina do “Pedro Castelo”. Logo, aquela região recebeu o nome de Senhor Bom Jesus, hoje Bairro Bom Jesus.
Em seguida, veio a construção de uma igreja no bairro, a partir de um terreno doado pelo senhor Domingos Andreassa. No dia 4 de agosto de 1963, o local que viria a ser uma capela foi abençoado pelo Cônego Alberto Rogaczewski.
Passados quatro anos, o bairro aumentou. Dom Manuel, sabendo que os dois sacerdotes de Campo Largo não podiam atender todas as necessidades da paróquia de Campo Largo, resolveu desmembrar o templo. Assim, a Capela do Bom Jesus, ainda em construção, foi escolhida como sede da nova paróquia no município paranaense.
Em 16 de janeiro de 1967, Dom Manuel da Silveira D’Elboux erigiu a nova paróquia, que teve como seu primeiro pároco o Padre Francisco Gorski.
Durante muito tempo, o templo dedicado ao Senhor Bom Jesus foi administrado pelos padres da Congregação Sociedade de Cristo, que a entregaram à Arquidiocese de Curitiba em 2008.
Nos últimos anos, a paróquia passou por reformas. As obras foram finalizadas no início de 2012. Em 11 de agosto do mesmo ano, a nova igreja foi dedicada e elevada à condição de Santuário, o primeiro da cidade de Campo Largo. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Curitiba e www.santuariosenhorbomjesus.com.br
Deixe seu comentário