Gaudium news > Fátima propõe retiro sob o tema "Lúcia de Jesus, o coração como missão"

Fátima propõe retiro sob o tema "Lúcia de Jesus, o coração como missão"

Fátima – Portugal (Terça-feira, 16-10-2018, Gaudium Press) A Escola do Santuário de Fátima, desenvolvida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima vai realizar no próximo fim de semana de outubro -20 e 21- um retiro sob o tema “Lúcia de Jesus, o coração como missão”.

Escola_Do_Santuario_1.jpg

“Esta proposta revestir-se-á de contornos diferentes dos das Oficinas Pastorais, com um caráter menos operativo e mais espiritual, e destinando-se já não apenas a agentes missionários, mas a todos os interessados em fazer essa experiência de aprofundamento da consciência e da vocação missionária de todos os batizados no horizonte da Mensagem de Fátima”, anuncia uma carta enviada a todos os agentes da pastoral missionária.

O retiro será orientado pelo Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, e será realizado das 10h00 de sábado às 13h00 de domingo, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima.

O Retiro

Este retiro, centrado na devoção ao Imaculado Coração de Maria por parte da Ir. Lúcia, faz parte dos `Itinerários de Espiritualidade´que a Escola do Santuário pretende levar a cabo durante o ano pastoral.

Serão ainda promovidos outros `Itinerários Espirituais´ como os quatro sobre o Rosário, que ocuparão 4 fins de semana:

“O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios gozosos”, “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios luminosos”;

“O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios dolorosos” e

“O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios gloriosos”, a serem realizados respectivamente em dezembro(15 e 16), em janeiro (19 e 20), em março (16 e 17) e maio (18 e 19).

Haverá ainda uma semana, entre 27 de maio e 2 de junho de 2019, em que os quatro itinerários serão abordados.

O modelo de santidade dos Pastorinhos e o desejo de Céu

“Este ano as nossas propostas da Escola do Santuário estarão muito centradas nos Pastorinhos. Todos os terceiros fins de semana de cada mês, exceto agosto, haverá atividades.

Destas propostas uma é um curso, no próximo mês de novembro (17 e 18) sobre a visão da eternidade na mensagem de Fátima intitulado: “E eu vou para o céu?”. A “visão da eternidade na Mensagem de Fátima”, destaca o Pe. José Nuno Silva que explicita a associação que vulgarmente se faz de Fátima à visão do Inferno.

“A mensagem de Fátima está muito associada à visão do inferno, que acontece na aparição de julho, e há todo um imaginário sobre Fátima à volta desta questão. Mas mais profundo na Mensagem é a vivência dos Pastorinhos”, esclarece.

“Se é certo que eles ficam muito marcados por esta visão do inferno, que suscita neles um grande amor e grande preocupação pela oferta de si mesmos para que ninguém vá para o inferno, a verdade é que o que estava aqui patente era um grande desejo de Céu”, adianta ainda o sacerdote.

“Nós queremos aprofundar este desejo de Céu, que nos parece um tema que importa aos homens, nossos contemporâneos: o desejo de céu, a consciência de que somos destinatários de um convite e de um chamamento à eternidade. Importa descerrar o horizonte da vida do homem e pensar o além morte, abrindo a consciência à ideia de salvação e de que estamos salvos”, frisa o Pe. José Nuno Silva, sublinha. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Página Oficial do Santuário de Fátima)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas