Gaudium news > Cardeal Cipriani recebe título de Doutorado Honoris Causa

Cardeal Cipriani recebe título de Doutorado Honoris Causa

Lima – Peru (Segunda-feira, 15-10-2018, Gaudium Press) A Universidade San Martín de Porres concedeu ao Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, o título de Doutor Honoris Causa.

Cardeal Cipriani recebe título de Doutorado Honoris Causa 1.jpg

A cerimônia contou com a presença do Secretário geral da Conferência Episcopal, Dom Norberto Strottman; o Bispo de Carabayllo, Dom Lino Panizo, o Bispo de Callao, Dom José Luis Del Palacio; os Bispos auxiliares de Lima, Dom Raúl Chau e Dom Adriano Tomasi; entre outras autoridades eclesiásticas, religiosas, sacerdotes, representantes de diferentes organizações católicas e das paróquias de Lima além de centenas de pessoas que lotaram o auditório da instituição.

Em seu discurso, o purpurado alertou ao fato de que as aceleradas mudanças da sociedade atual estão afetando a compreensão dos valores indispensáveis para a construção de uma sociedade justa. Além disso, ressaltou a importância da formação religiosa dos peruanos. “Penso com o Papa Bento XVI que ‘A partir deste ponto de vista, não posso deixar de manifestar minha preocupação pela crescente marginalização da religião. Há alguns que desejam que a voz da religião se silencie, ou ao menos que se relegue à esfera meramente privada. E há outros que sustentam -paradoxalmente em nome de uma falsa tolerância -que aos cristãos que desempenham um papel público deveriam pedir às vezes atuassem contra sua consciência'”.

Cardeal Cipriani recebe título de Doutorado Honoris Causa 2.jpg

Segundo o Primaz do Peru, “estes são sinais preocupantes de um fracasso no apreço não apenas aos direitos dos fiéis à liberdade de consciência e da liberdade religiosa, mas também do legítimo papel da religião na vida pública”. E aproveitou para convidar os presentes para que em seus respectivos campos de influência, busquem meios de promoção e fomento do diálogo entre Fé e Razão em todos os âmbitos da vida nacional.

O Arcebispo de Lima afirmou ainda que é necessário mostrar aos jovens “a verdade e a beleza não apenas dos sacramento do matrimônio, mas também da vida cristã; além de prepará-los para a vida matrimonial e familiar em suas distintas dimensões”.

Em outro momento do seu discurso, o Cardeal Cipriani recordou que a família é a célula-mãe da sociedade humana e que os valores familiares constituem o fundamento da sociedade. “Em Cristo a família se converte em Igreja doméstica, porque é uma comunidade de Fé, de esperança e de amor”.

Cardeal Cipriani recebe título de Doutorado Honoris Causa 3.jpg

O reitor da Universidade, José Antonio Chang, também discursou durante a cerimônia, expressando que “com grande satisfação, fazemos esta homenagem a um dos sacerdotes mais dedicados aos mais pobres, aos mais necessitados, aos mais humildes. Nesse sentido lhe rendemos homenagem e lhe damos a honra mais alta que é a entrega da Universidade com o honoris causa”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas