Presidente do Episcopado Polonês critica a cultura atual
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 08-10-2018, Gaudium Press) O Presidente da Conferência de Bispos da Polônia, Dom Stanislaw Gadecki, presidiu uma Missa na Basílica de São Pedro diante do túmulo de São João Paulo II. O prelado dedicou sua homilia para recordar os ensinamentos do Papa polonês e expressou sua preocupação pelo estado atual da cultura, fortemente impactada pelo secularismo.
“O homem moderno parece estar ameaçado pelo que tem feito com suas próprias mãos e sua mente”, diagnosticou o Arcebispo, que indicou que a humanidade tem encontrado numerosas possibilidades graças ao progresso científico e técnico mas se empobreceu notavelmente em princípios e valores. “Estamos descobrindo mais e mais caminhos que poderíamos tomar, mas nos faltam sinais”.
O efeito desta crise de princípios é referir a existência a realidades marginais, temporais e anormais. “A questão da identidade do homem e a referência a normas e princípios objetivos se tornaram irrelevantes e desnecessárias”, expôs, segundo informou a agência Zenit. “No lugar deles, apareceu um culto à autonomia humana que é tão absoluta que conduz à aniquilação de outros seres humanos. Isto é assim, por exemplo, quando se matam crianças não nascidas ou no caso da auto-aniquilação, por exemplo, através da eutanásia suicida”.
Dom Gadecki alertou sobre a tendência atual a rejeitar a autoridade, especialmente a que provêm da Igreja. Em seu lugar, as pessoas dão importância à mudança de opinião das celebridades e dos ídolos. Finalmente, o prelado fez um chamado à oração para superar estes desafios. “Este novo sínodo nos recorda a necessidade de orar por todos os jovens do mundo”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário