Gaudium news > “Vive-se cada vez mais como se Deus não existisse”, diz Reitor do Santuário de Fátima, Portugal

“Vive-se cada vez mais como se Deus não existisse”, diz Reitor do Santuário de Fátima, Portugal

Talsano – Itália (Quarta-feira, 03-10-2018, Gaudium Press) No próximo dia 4 de outubro, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Talsano- Itália, celebra o 60º aniversário da Consagração da Paróquia.

A 16 de julho de 1959, o cardeal Luciano Francesco Roberti elevou a paróquia à categoria de Santuário.
As celebrações comemorativas dos 60 anos desse fato relevante têm como tema “Maria e Francisco estão aqui entre nós”.

As comemorações já foram iniciadas e deverão estender-se até dia 4 de outubro.

Como se Deus não existisse

O Reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas esteve presente em uma das celebrações e durante ela entronizou uma réplica da Imagem de Nossa Senhora de Fátima presente na Capelinha das Aparições.

Na reflexão que fez naquela ocasião o reitor do Santuário de Fátima recordou que o conteúdo das aparições angélicas ocorridas em 1916 é “o primado de Deus, Santíssima Trindade, na nossa vida”.

Padre Cabecinhas afirmou que “Vivemos, hoje, tempos exigentes em que já não enfrentamos oposição militante, mas indiferença” e explicou que isto acontece porque “nas nossas sociedades, vive-se cada vez mais como se Deus não existisse, sem contar com Ele e com a Sua vontade para configurar a vida e definir as escolhas e opções”.

Fátima e Santíssima Trindade

O sacerdote português chamou atenção para “esse primado de Deus e para o lugar central que deve ocupar na nossa vida que nos chama a atenção para a mensagem de Fátima: toda a Mensagem de Fátima e a sua espiritualidade partem da Santíssima Trindade e a Ela conduzem”.

“Não há ali discursos teológicos sobre Deus, Santíssima Trindade; há antes um conhecimento existencial, capaz de transformar a vida”, reiterou.

Eucaristia, oração, santidade

O Reitor do Santuário de Fátima esclareceu que é neste horizonte trinitário “que a mensagem de Fátima, logo desde as aparições do Anjo, sublinha a centralidade da Eucaristia na nossa vivência cristã e daqui nasce a exortação à adoração, à atitude reparadora, à oração insistente e sem desânimo”.

“A oração é outra dimensão fundamental da mensagem de Fátima”, disse o sacerdote, e lembrou os Pastorinhos como “modelo de santidade”.

Lucia,Francisco, Jacinta Marto .png

Desafios: acolher a mensagem de Fátima, imitar os Santos Pastorinhos

“Nos Santos Francisco e Jacinta contemplamos uma vida simples, mas vivida com heroicidade; uma vida de crianças daquelas idades, mas completamente centrada em Deus”.

Segundo as palavras do Reitor do Santuário de Fátima, é possível encontrar ” a atitude de escuta atenta dos apelos de Deus”.

“Os Pastorinhos acolheram de imediato e sem reservas os pedidos de Deus que lhes chegaram pela mão do Anjo e de Nossa Senhora. O exemplo das suas vidas desafia-nos a, também nós, escutarmos atentamente a voz de Deus, que nos fala na Sua Palavra”.

Olhando para Francisco e Jacinta é possível encontrar “o exemplo da atitude de atenção aos outros e às suas necessidades”, e, desse modo, “mostra-nos que não há verdadeiro amor a Deus que não passe necessariamente pelo amor aos irmãos”.
Na conclusão de suas palavras Padre Carlos Cabecinhas afirmou que celebrar o aniversário do Santuário de Talsano “é desafio renovado a acolher a mensagem de Fátima e a imitar os Santos Pastorinhos”. (JSG)

(Da redação Gaudium Press, com informações da Página Oficial – Santuário de Fátima)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas