Igreja no Peru celebra 91 anos da coroação de Nossa Senhora do Rosário
Peru – Lima (Terça-feira, 02-10-2018, Gaudium Press) Neste dia 02 de outubro, o Peru celebra 91 anos de um festivo acontecimento: a coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário na Catedral de Lima.
A cerimônia foi presidida pelo então Arcebispo de Lima, Dom Emilio Lissón y Chávez, na presença do presidente do Peru, Augusto B. Leguía, e dos demais Bispos do país.
Segundo o livro ‘História do Culto de Maria na Ibero-América’, escrito pelo historiador e sacerdote jesuíta Rubén Vargas Ugarte, a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Lima é a mais antiga do Peru.
Logo após a fundação de Lima, o Rei Carlos V da Espanha enviou a imagem ao Peru e já no ano de 1540 se rendia culto em sua igreja. Sua festa é celebrada durante o mês inteiro. A imagem mariana se encontra na Basílica Menor e Convento Máximo de Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como igreja de Santo Domingo.
Diante da imagem já rezou a primeira Santa da América e Padroeira do Peru, Santa Rosa de Lima, além de São Martinho de Porres e São João Macías. Além disso, distintos Bispos, Vice-Reis e nobres receberam inumeráveis e celestiais favores desta extraordinária Taumaturga do Rosário.
Em momentos difíceis, como quando Lima sofreu graves terremotos que a destruíram no século XVII, os fiéis também recorreram à esta invocação. Diante do notável de seu culto, no dia 1º de fevereiro de 1647 ela foi escolhida para ser a Padroeira dos Reais Exércitos e Protetora dos Reinos do Peru.
A grande maioria dos presidentes do século XIX e os primeiros do século XX renderam sua homenagem à Nossa Senhora do Rosário que atualmente é celebrada no dia 07 de outubro. (EPC)
Deixe seu comentário