Arquidiocese de Olinda e Recife celebra os 15 anos da Pastoral da Sobriedade
Recife – Pernambuco (Terça-feira, 02-10-2018, Gaudium Press) A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Olinda e Recife celebrou entre os dias 29 e 30 de setembro, no convento franciscano de Olinda, uma formação para acolher 26 novos agentes.
O mês de setembro foi escolhido para a formação pois, neste período de 2018, a Pastoral da Sobriedade completou 15 anos de implantação na Arquidiocese e 20 anos de atuação no Brasil.
Conforme explicou a coordenadora arquidiocesana, Maria Lúcia Carvalho Josué, a Pastoral foi criada em 2003 por Dom Fernando Saburido, quando era bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Atualmente tem como como diretor espiritual o Frei Rogério Lopes.
No domingo, 30, as atividades iniciaram com a celebração eucarística na igreja do convento franciscano, presidida pelo Frei Robério Camilo da Silva, da Arquidiocese do Rio Grande do Norte e assessor espiritual da Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 2 da CNBB.
A Pastoral da Sobriedade é um programa de vida nova que propõe uma ação inspirada na prevenção, intervenção, recuperação, reinserção e atuação política para a redução do uso das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
“A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, de maneira concreta, do problema social da exclusão, miséria e violência. Nasceu em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. Hoje, a ação da Pastoral da Sobriedade trata de qualquer tipo de dependência – química ou não – vícios, manias, compulsões ou pecados”, informa o site da Arquidiocese de Olinda e Recife. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário