Santo Rosário é a oração mais popular na Polônia
Redação (Terça-feira, 02-10-2018, Gaudium Press) A Agência Católica de Informação (KAI) realizou uma análise nas estatísticas da Igreja Católica na Polônia e chegou à conclusão de que o Santo Rosário é a oração mais popular dos poloneses.
De acordo com os dados coletados no Instituto de Estatísticas da Igreja Católica, esta devoção é praticada em todas as paróquias e se soma à outras expressões de devoção à Nossa Senhora.
Além disso, a devoção mariana não se limita apenas às festividades litúrgicas, mas faz parte da vida de Fé dos fiéis do país. Esse fato pode ser constatado pela alta porcentagem, 98.2%, de paróquias que oferece serviços especiais dedicados à Nossa Senhora durante o mês de maio, e pelos 94% que recitam o Santo Rosário nos templos durante o mês de outubro.
A recitação do Santo Rosário é frequente nas paróquias aos domingos e nos primeiros sábados do mês, assim como na Oitava da Solenidade de Todos os Santos e na celebração de ritos funerários.
Outro dado que chama a atenção é o fato de que 72% das paróquias venera de forma especial a invocação de Nossa Senhora de Fátima, manifestada na promoção dos primeiros sábados, no estímulo à Confissão Sacramental, no oferecimento da Sagrada Comunhão, na oração comunitária do Santo Rosário, na Consagração ao Coração Imaculado de Maria e na meditação.
Ainda segundo o Instituto, a devoção à Nossa Senhora de Fátima é uma das três maiores expressões de devoção mariana no país, junto com o Santo Rosário e as devoções de maio. Esta expressão de Fé foi assinalada como “importante para a permanência do catolicismo polonês” em meio dos processos atuais de secularização cultural. (EPC)
Deixe seu comentário