Gaudium news > Capital da Lituânia recebe mostra de históricos ornamentos litúrgicos

Capital da Lituânia recebe mostra de históricos ornamentos litúrgicos

Vilnius – Lituânia (Quarta-feira, 26-09-2018, Gaudium Press) O Museu do Patrimônio da Igreja de Vilnius, na Lituânia, apresenta atualmente uma exposição de ornamentos litúrgicos correspondentes aos séculos XV a XX, sob o título de “The Embroidered Heaven” (O Céu Bordado).

Capital da Lituânia recebe mostra de históricos ornamentos litúrgicos

A mostra, apoiada pela Arquidiocese de Vilnius, pelo Conselho da Lituânia para a Cultura e pelo Ministério da Cultura da República da Lituânia, continua uma série de exposições que tiveram início em 2013 apresentando amostras da história litúrgica do país desde as primeiras obras da arte sacra até os dias atuais.

“Cada ornamento bordado é uma obra de arte única. Os ornamentos e composições figurativas retratados neles não aparecem aleatoriamente, mas estão relacionados à função e significados simbólicos da vestimenta”, explicou a organização do Museu, durante a apresentação do evento. “A exposição apresenta uma história consistente de mudanças nos estilos artísticos e no curso do pensamento humano em diferentes períodos da história, revelando vários aspectos das verdades da fé ensinadas pelos teólogos e apresentando sinais de devoção aos santos”.

A exposição também destaca o processo de restituição de mais de 400 objetos de arte têxtil sagrada que desde 2005 voltaram para a Arquidiocese de Vilnius. “A maioria dessas vestimentas litúrgicas pertencia à Catedral de Vilnius”, disse o Museu. “O templo central da Arquidiocese de Vilnius preservou os exemplos mais valiosos e antigos da história têxtil da Lituânia: obras manuais do final do século XV e início do século XVI, testemunhos de eras medievais e renascentistas e um grande tesouro de têxteis dos séculos posteriores”.

Capital da Lituânia recebe mostra de históricos ornamentos litúrgicos

Dispostos em ordem cronológica, o acervo litúrgico da mostra permite aos visitantes fazerem um “tour” pela história da arte sacra local. Além disso, o evento inclui três dos quatro itens mais antigos preservados pelo Museu, enquanto o maior número de peças corresponde aos estilos barroco e rococó, que por sua vez representam o maior apogeu da arte sacra têxtil. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do site Church Heritage Museum

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas