Gaudium news > Diocese de Criciúma apoia debate sobre desafios da comunicação na era digital

Diocese de Criciúma apoia debate sobre desafios da comunicação na era digital

Criciúma (Sexta, 16-10-2009, Gaudium Press) Nos próximos dias 19 e 20 de outubro a cidade catarinense de Criciúma sediará uma Conferência Intermunicipal de Comunicação. O encontro terá como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e contará com a participação, entre outros, de Carlos Locatelli, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Rubens Lunge, presidente do Sindicato dos Jornalistas do estado catarinense, entre outros.

De acordo com a assessora de comunicação da diocese de Criciúma, Morgana Rosso, o evento irá discutir a comunicação na região sul e em todo o Brasil. E destaca que a Igreja Católica, apoiando esta iniciativa, convoca leigos, padres, religiosos e religiosas, agentes da pastoral da comunicação e todos os que se identificam com a comunicação para participarem desse momento. “É preciso defender o direito à comunicação, como estabelecido na Declaração dos Direito Humanos e como fundamento para a promoção humana”, afirma Rosso.

A Igreja acredita ainda que a Conferência será um espaço de discussão sobre temas urgentes da comunicação, tais como a universalização e aceleração dos processos de inclusão digital no Brasil, a discussão da qualidade da programação da mídia eletrônica na busca da construção de efetivas possibilidades de promoção da educação, da cultura e da cidadania e a transparência dos processos, ferramentas e mecanismos da concessão dos canais de rádio e TV no Brasil.

Segundo a equipe organizadora do encontro, os participantes da Conferência irão debater os problemas da comunicação a nível local, estadual e nacional. Os debates acontecerão com base em três eixos temáticos: a produção de conteúdo, os meios de distribuição e cidadania e os direitos e deveres. Após essa atividade, os participantes vão elaborar as propostas, que serão posteriormente encaminhadas ás conferências estadual e nacional.

Em novembro acontecerá a Conferência Estadual, marcada para os dias 7 e 8, em Florianópolis. E a primeira Conferência Nacional está prevista para ocorrer de 1 a 3 de dezembro, em Brasília. A Conferência Intermunicipal de Comunicação terá sua abertura no dia 19, ás 19h no Auditório Ruy Hülse da UNESC, em Criciúma. Já no dia 20, as atividades iniciarão as 9hs da manhã.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas