Festa de São Francisco das Chagas reúne fiéis em Canindé (CE)
Canindé – Ceará (Quarta-feira, 26-09-2018, Gaudium Press) O município cearense de Canindé vivencia nesta época do ano mais uma Festa dedicada a São Francisco das Chagas. Considerado um dos principais eventos religiosos do Sertão Central do Estado, as celebrações tiveram início no dia 24 de setembro, no Santuário de Canindé, com o hasteamento da bandeira e missa, e estendem até 4 de outubro próximo, quando haverá uma procissão pelas ruas principais da cidade.
“Senhor, fazei-me instrumento de vossa Paz” é o tema que inspira a atual edição da Festa de São Francisco das Chagas, que costuma atrair milhares de pessoas desde o primeiro dia, ocasião em que ocorreu a primeira procissão, com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica.
A partir da última terça-feira, 25 de setembro, a novena acontece na Praça dos Romeiros. Segundo o reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, toda a liturgia da festa é o instrumento que guia os fiéis para o principal objetivo: a evangelização. “O Santuário já é este grande encontro, festa que não se interrompe, manifestação do reino de Deus na fé, no louvor, na fraternidade e na alegria do povo”, explicou.
O município de Canindé é o local da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco, superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo.
A trajetória do Santuário começou a ser escrita na história da Igreja cearense desde 1775. Naquele ano, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como propagador dessa forte devoção na região, ao estabelecer-se às margens do Rio Canindé, e com o auxílio de habitantes locais, construiu a capela dedicada a São Francisco das Chagas, possibilitando a vinda de grandes romarias e festejos em homenagem ao Santo e impulsionando o povoado ao desenvolvimento no início século XIX.
Em vista da forte devoção dos fiéis locais ao Padroeiro, o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé a dignidade Basílica Menor, em 1925, reservado apenas aos principais destinos de peregrinação em todo o mundo. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações do Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas
Deixe seu comentário