Gaudium news > Rio festeja os 110 anos de templo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

Rio festeja os 110 anos de templo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 30-08-2018, Gaudium Press) Localizada no bairro da Glória e com uma arquitetura estilo gótico inglês, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebra nesta quinta-feira, 30 de agosto, seus 110 anos de criação com uma missa em ação de graças, às 18h.

Rio festeja os 110 anos de templo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

A formação da igreja está diretamente ligada ao bairro da Glória, uma vez que, desde o início, o templo pregava sua missão integradora de cuidar tanto das questões religiosas quanto do bem-estar dos fiéis, segundo o atual pároco, Padre Wanderson José Guedes. “Queremos agradecer a Deus o que Ele tem operado nesses 110 anos da comunidade”, disse.

O Padre Wanderson não somente elogiou as pastorais da igreja como também atribuiu o trabalho realizado ao Sagrado Coração de Jesus, que faz com que o Rio de Janeiro seja, de fato, “uma cidade onde resplandeça o coração amoroso de Deus”.

“Nossa paróquia, que tem como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus, tem uma grande sintonia com a dimensão do Cristo Redentor, instalado no alto do Corcovado, que abre os braços e acolhe todas as pessoas”, declarou.

Ao comentar a violência que a população carioca tem sofrido nos últimos tempos, o presbítero lembrou que, nessas horas, a paróquia tem a missão de ser uma ponte, procurando integrar o povo de Deus na vida religiosa, social e econômica do país.

A igreja do bairro da Glória surgiu através de um desejo do Monsenhor Mariano Antonio de Velasco Molina. Em uma primeira sexta-feira de 1890, o religioso que era pároco da Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Laranjeiras, e diretor do Apostolado da Oração, com a intenção de difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, lançou uma campanha para a aquisição de um terreno situado na então Rua Santa Isabel – hoje chamada Benjamin Constant – para edificar o templo.

Assim, em 19 de outubro de 1903, foi construída a capela primitiva (hoje o salão que dá acesso à secretaria paroquial), com autorização para conservar o Santíssimo Sacramento. Cinco anos depois, no dia 30 de agosto, com a atual igreja concluída, o Cardeal Joaquim Arcoverde assinou o decreto de criação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas