JMJ 2019: Confirmada a presença da 1ª imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
Portugal – Fátima (Quinta-feira, 30-08-2018, Gaudium Press) O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingos Ulloa Mendieta confirmou a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima na Jornada Mundial da Juventude 2019. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na qual se divulgou também o itinerário da imagem no país centro-americano.
Segundo o prelado, a visita da imagem ao país será uma grande graça aos jovens e ainda permitirá que a indulgência e a graça que gozam em Portugal seja recebida também no Panamá.
A imagem peregrina estará no país de 21 a 29 de janeiro de 2019, e seguirá a seguinte programação. No dia 21 de janeiro a imagem chegará com sua comitiva e será levada para a Igreja de Lourdes, em Carrasquilla, onde será celebrada uma Missa de entronização.
No dia 22 de janeiro, às 6h30, será rezado o Rosário da Aurora, na Igreja de Lourdes, seguido por uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo. Às 08h, ela sairá em procissão para o Parque Omar, onde será entronizada na Capela do Santíssimo e, às 09h, estará presente na Missa de Abertura da JMJ, no Parque do Perdão.
A imagem permanecerá na capela, onde haverá adoração permanente ao Santíssimo, até o dia 25 de janeiro. Ali a imagem será custodiada pelas Irmãs de Madre Tersa de Calcutá, pelos representes da Reitoria do Santuário de Fátima e do Serviço Nacional Aéreo Naval.
No sábado, 26 de janeiro, às 19h, a imagem peregrina participará da vigília de oração, onde se rezará o Terço Meditado e em seguida se fará uma procissão de velas. Então a imagem será colocada ao lado do altar.
No domingo, 27 de janeiro, a imagem estará presente na Missa de encerramento da Jornada Mundial das Juventude, das 8h às11h. Seu retorno para Portugal será apenas no dia 29 de janeiro
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima
A primeira imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi feita segundo indicações da Irmã Lúcia, oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, no dia 13 de maio de 1947.
A imagem percorreu o mundo por diversas vezes, visitando um total de 64 países. No ano 2000, ela foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz, no Santuário português e, no dia 08 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Desde então, ela só saiu para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, entre 2014 e 2015, e depois a todas as Dioceses portuguesas, entre 2015 e 2016. Esteve ainda no Patriarcado de Lisboa para a iniciativa Terço Vivo, em 2003. E, em 2017, no Santuário de San Giovanni Rotondo, na Itália. (EPC)





Deixe seu comentário