Gaudium news > Tesouros das Catedrais portuguesas são tema de exposição em Lisboa

Tesouros das Catedrais portuguesas são tema de exposição em Lisboa

Portugal – Lisboa (Quarta-feira, 29-08-2018, Gaudium Press) O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa é o palco de uma exposição que apresenta de forma inédita o patrimônio das catedrais portuguesas.

Tesouros das Catedrais portuguesas são tema de exposição em Lisboa

Intitulada ‘Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades’, a mostra apresenta 113 peças, algumas classificadas como Tesouros Nacionais, de catedrais e igrejas de Portugal continental, Madeira e Açores

O comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, afirmou que a exposição oferece uma nova maneira de ver o patrimônio das catedrais em Portugal, “todo sabemos quão importante é uma catedral, todos sabemos que foram estaleiros de cultura e manifestações artísticas ao longo dos séculos mas talvez não tenhamos ainda a escala nacional que este patrimônio representa”.

Segundo a diretora-geral do Patrimônio Cultural, Paula Silva, a exposição é fruto de um longo trabalho que se iniciou em 2009, quando foi assinado um protocolo entre o Estado Português e a Conferência Episcopal Portuguesa para criar a ‘Rota das Catedrais’. “Muito trabalho tem sido feito desde essa altura, desde obras mas também outro tipo de atividades”, afirmou.

Ainda de acordo com Paula, a proposta da exposição é a de mostrar que “as catedrais têm um acervo artístico muitíssimo grande, para além dos próprios edifícios que são monumentos nacionais e extremamente importante e marcantes na gênese das próprias cidades”.

Para a diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha, a exposição representa o culminar de uma década de trabalhos que foram sendo desenvolvidos “de uma forma talvez desagregada mas muito sistemática por várias catedrais do país, em alguns casos com intervenções muito profundas. Esta construção de uma rota permite efetivamente percorrer, conhecer e visitar este conjunto de monumento e entendê-los como um todo, como um conjunto”.

Já o historiador de arte e comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, acredita que as catedrais “continuam a ser estaleiros e a exposição tenta demonstrar isso, perpassando a arte antiga com arte contemporânea, pois em todas as épocas a Igreja investiu na arte, nas Catedrais de uma forma ainda mais clara, era a igreja-mãe da Diocese e continua a investir em obras de arte”.

A exposição ‘Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades’, irá até o dia 30 de setembro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas