Aracaju celebra sagração episcopal de novo bispo de Fortaleza
Aracaju – Sergipe (Segunda-feira, 27-08-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Aracaju celebrou no último dia 24 de agosto a sagração episcopal de Dom Valdemir Vicente, nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Fortaleza.
A cerimônia, presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, que foi o sagrante principal, e concelebrada por outros nove bispos, dezenas de sacerdotes e diáconos, ocorreu na matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Siqueira Campos, na capital sergipana, comunidade paroquial em que o novo prelado serviu como pároco nos últimos três anos.
Com o lema episcopal “Fazei tudo para a glória de Deus” (2Cor 10,31), Dom Valdemir Andrade foi ordenado justamente no mesmo dia em que comemorou 17 anos de ministério sacerdotal.
Dom João Costa, em sua homilia, ressaltou que a ordenação de Dom Valdemir tornou ainda mais representativa a participação dos sergipanos no episcopado brasileiro.
“Seja acolhido com júbilo e ação de graças este nosso irmão (…). Ele deve ser honrado como ministro de Cristo e dispensador dos mistérios de Deus, pois a ele foi confiado dar testemunho da Boa Nova e o ministério do Espírito e da santidade”, declarou o arcebispo.
Em seguida, Dom João exortou o novo bispo auxiliar de Fortaleza para que sempre se recorde de que foi tirado dentre os seres humanos e colocado a serviço deles.
“O Episcopado é um serviço, e não uma honra; o bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado do que pelas honrarias que poderá receber. Como diz o Senhor: ‘aquele que é maior seja o menor de todos, e aquele que preside, como o que serve'” (Lc 22, 26).
Em suas palavras de agradecimento, Dom Valdemir Vicente declarou: “a primeira coisa que me veio à mente foram as palavras que sempre acompanharam a minha caminhada vocacional: ‘fazei tudo para a glória de Deus’. Depois de ter dito ‘sim’, chorei como criança que não quer outra coisa senão os braços da mãe. Em Fátima, Portugal, passei longos dias chorando, rezando e meditando este chamado inusitado de Deus em minha vida”, revelou. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Fortaleza
Deixe seu comentário