Gaudium news > Presídio na Califórnia terá Missa em latim e Canto Gregoriano

Presídio na Califórnia terá Missa em latim e Canto Gregoriano

Estados Unidos – São Francisco (Sexta-feira, 24-08-2018, Gaudium Press) A penitenciária da cidade norte-americana de São Francisco, receberá no próximo sábado, 25, o Padre Cassian, religioso contemplativo, que ali presidirá uma Santa Missa em latim. O fato ocorre pela primeira vez depois de décadas e tem um motivo em especial: um grupo de presos acompanhará a celebração interpretando cânticos gregorianos litúrgicos em latim.

Presídio na Califórnia terá Missa em latim e Canto Gregoriano.jpg

No dia 06 de agosto foi realizado um concerto na penitenciária. Um grupo de 25 reclusos, ao escutarem o repertório em gregoriano e polifônico, se candidataram para constituir uma ‘schola’ em que pudessem apoiar a Liturgia. A diretora executiva do Instituto Bento XVI, celebrou o entusiasmo dos voluntários e afirmou que trata-se de “um dom de Deus totalmente inesperado”.

O Arcebispo local, Dom Salvatore Cordileone, comentou o fato ressaltando o aspecto espiritual da iniciativa. “Vi a estes homens, que humanamente falando estão em uma situação difícil que poderia parecer desesperada, ser elevados a Deus pela beleza sagrada e receber nova esperança. Eles amam cantar, e rendem culto bem. Desta forma, a resposta dos homens ao convite de formar uma ‘schola’ para a Missa em latim foi esmagadora, mas não é surpreendente”.

Segundo o capelão da prisão, Padre George Williams, a resposta dos presos à proposta de integrar um coro é a prova de que “os homens em San Quintín tem fome de beleza e de oração”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas