Nossa Senhora de Guadalupe é tema de exposição no México
México – Cidade do México (Quinta-feira, 02-08-2018, Gaudium Press) O Museu Franz Mayer, localizado na Cidade do México, iniciou uma exposição dedicada à padroeira do país. A mostra, intitulada “Nossa Senhora de Guadalupe. Arte e devoção”, apresenta 280 peças elaboradas entre os séculos XVII e XXI.
Segundo o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), a mostra só foi possível graças ao apoio de museus públicos e privados, além de colecionadores e anunciantes, que contribuíram para reunir em um só lugar as obras que mostram a devoção que o povo mexicano tem a esta invocação mariana.
Entre os objetos expostos estão peças de joalheria, artefatos, cerâmicas, livros, esculturas, estampas, fotografias, mobílias, impressos, pinturas, tecidos, artes decorativas, entre outros.
Através de seu site, o Museu Franz Mayer explica que “a mostra exporá obras de arte, design e cultura material, realizadas entre os séculos XVII e XXI, com o afã de assinalar à Nossa Senhora de Guadalupe como motor de um fenômeno cultural e identitário de longo alento e alcance. Os âmbitos do sagrado e o extraordinário se traduzirão em exemplos artísticos pontuais, para tecer assim uma das facetas mais interessantes que resultaram do guadalupanismo no México”.
A mostra foi dividida em quatro seções. Na primeira é exibido o livro “Escudo de Armas da Cidade do México de 1746. A segunda é dedicada à “Arte: imagem e lugar”, destacando a imagem da Guadalupana como escudo da cidade e fonte de inspiração de vários artistas. A terceira é dedicada à devoção, mostrando diversos milagres, a Fé e o sagrado. A quarta seção é dedicada à cerimônia, mostrando diferentes tipos de festejos que ocorrem ao redor de Nossa Senhora de Guadalupe em sua festividade, no dia 12 de dezembro, quando a Basílica chega a receber oito milhões de peregrinos do mundo inteiro. (EPC)
Deixe seu comentário